Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto que prevê atenção integral às mulheres com lipedema recebe aval da CCJ

16 de Setembro de 2025 às 14:53

Em reunião realizada nesta terça-feira, 16, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) aprovou parecer favorável ao processo nº 8369/25, de autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB). A proposição estabelece diretrizes para a Política de Atenção Integral às Mulheres Portadoras de Lipedema ou Síndrome de Allen-Hines no Estado de Goiás. O relator foi o deputado Amauri Ribeiro (UB). Veter Martins (UB), que havia pedido vista ao projeto, não apresentou manifestação. 

São objetivos da política: conscientizar a população, em especial as mulheres afetadas, sobre os riscos do lipedema, destacando a prevenção e o diagnóstico precoce; disseminar informações sobre a doença e os direitos das pessoas acometidas; criar políticas públicas voltadas às pessoas acometidas pela doença; divulgar informações sobre os estágios da vida propícios ao desenvolvimento da doença; fomentar pesquisas e estudos para avançar o conhecimento sobre a doença; capacitar e qualificar profissionais para o diagnóstico do lipedema desde estágios iniciais; e criar meios para facilitar o diagnóstico precoce. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.