Corrida e Caminhada Rosa e Azul é lançada nesta quarta-feira, 17, com foco em esporte, saúde e prevenção ao câncer

Na manhã desta quarta-feira, 17, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Goiás, foi lançada a 8ª edição da Corrida Rosa e Azul, uma iniciativa da Alego em parceria com a Prefeitura de Goiânia, em prevenção aos cânceres de mama e de próstata. A prova será realizada no dia 12 de outubro, com percursos de 5 km e 10 km, e largada às 6h30, no Palácio Maguito Vilela.
Estiveram presentes no lançamento a organizadora da corrida, Simone Lemos; a vice-prefeita de Goiânia, Coronel Cláudia Lira (Avante); o secretário de Esportes da capital, Luiz Alberto Bites; o secretário de Esporte e Lazer da Alego, Juscelino Peixoto Ferreira; a esposa do presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), Luciene Peixoto; e o diretor de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Alego, João Alberto.
A organizadora da Corrida Rosa e Azul, Simone Lemos, destacou o engajamento e a importância do projeto para a comunidade. Ela ressaltou que o evento é uma oportunidade de conscientização sobre a prevenção dos cânceres de mama e de próstata, além de incentivar a prática de esportes e a qualidade de vida.
“É gratificante ver essa iniciativa crescer a cada edição, sempre com o apoio da Alego, do deputado Bruno Peixoto e da Prefeitura de Goiânia. Convidamos todos a participarem da corrida, celebrar a saúde e fortalecer a prevenção”, afirmou Simone.
Por sua vez, o deputado Ricardo Quirino (Republicanos) destacou o incentivo ao esporte como uma marca da Assembleia Legislativa de Goiás. “Sou muito entusiasta do esporte e valorizo iniciativas que promovam a prática esportiva. A Casa sempre apoiou corridas e eventos como este. Quero parabenizar a Simone, que tem uma visão fantástica e organiza eventos como a Corrida Novembro Azul e o Outubro Rosa. A Assembleia não pode apenas aprovar leis, ela precisa participar efetivamente de ações que promovam saúde e qualidade de vida”.
Conscientização
A vice-prefeita de Goiânia, Coronel Cláudia, ressaltou a importância da Corrida Rosa e Azul e o papel da Assembleia Legislativa na conscientização sobre a saúde. “A importância dessa corrida é enorme. Já estamos na oitava edição, o que mostra a força e a consolidação desse evento. A Assembleia Legislativa, como Casa do povo, cumpre um papel fundamental ao levantar temas tão relevantes como a prevenção ao câncer de mama e de próstata”, disse.
Ela afirmou que embora o câncer de mama atinja principalmente mulheres, ele também pode acometer homens. Por isso, falar sobre o assunto é essencial. Eventos como este são de extrema importância porque trazem informação de forma leve, aliada à prática esportiva, incentivando um estilo de vida saudável e o cuidado com a saúde.
“A corrida reforça a necessidade de realizar autoexame, consultas e exames preventivos regularmente. Para nós, da Prefeitura, é uma alegria muito grande estar aqui, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e com a Alego, unindo esforços em uma iniciativa tão grandiosa”, afirmou a vice-prefeita.
O secretário de Esportes de Goiânia, Luiz Alberto Bites, destacou a importância de conscientizar a população sobre saúde, qualidade de vida e prática esportiva. “Precisamos mudar a cultura e valorizar causas positivas como a que a doutora Simone promove. O esporte é essencial para envelhecermos com qualidade e deve estar presente na rotina de todos. A Secretaria Municipal de Esportes, em parceria com a Alego, estará presente em todos os eventos, reforçando ações conjuntas para promover a saúde e o bem-estar da população”, afirmou.
Saúde
A esposa do presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), Luciene Peixoto, destacou que falar do evento é muito gratificante. “Eu perdi a minha mãe para o câncer de mama, então sei de perto a importância dessa causa. Por isso, esse evento toca a minha vida de forma muito especial. Essa campanha é nobre, necessária e nos lembra do valor de estar em movimento, de fazer exames, de prevenir. Os homens também têm um papel fundamental de apoio, mas nós, mulheres, precisamos estar atentas, sempre cuidando de nós mesmas”.
O diretor de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Alego, João Alberto, explicou que a corrida já demonstra o seu sucesso pela grande adesão de inscrições e pela participação expressiva das pessoas. “É um evento que nos lembra da importância de mantermos a plenitude da nossa saúde, da convivência e da socialização, que também contribuem para superar problemas como os ligados à saúde mental. Juntos, podemos ampliar ainda mais os resultados do esporte e da conscientização em nosso Estado”.
Por fim, o secretário de Esporte e Lazer da Alego, Juscelino Peixoto Ferreira, ressaltou que, mais do que um evento esportivo, a Corrida Rosa Azul representa um ato de cuidado com a vida. “Ao unir as cores do Outubro Rosa e do Novembro Azul, reafirmamos o nosso compromisso com a conscientização e a prevenção do câncer de mama e do câncer de próstata”.
Juscelino ainda explicou que o esporte, além de promover saúde e qualidade de vida, também é um poderoso instrumento de mobilização social. “Ele nos aproxima, inspira hábitos mais saudáveis e nos lembra de que cada passo dado nessa corrida é um gesto de amor-próprio e de responsabilidade coletiva”.
O secretário ainda destacou que espera que o evento seja marcado pela união, pela solidariedade e pelo espírito esportivo. “Que possamos levar essa mensagem adiante, incentivando cada vez mais pessoas a cuidarem de si e dos que amam”, concluiu.
Para se inscrever basta acessar o site: https://app.sprinta.com.br/e/corrida-rosa-e-azul-2025_1e15?utm_source=SPRINTA&utm_campaign=eventBox.