Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto que institui semana de prevenção de quedas de idosos avança em Plenário

17 de Setembro de 2025 às 16:31

Os deputados aprovaram, em segunda votação, o projeto de lei nº 7728/23, de autoria do deputado Ricardo Quirino (Republicanos), que institui a Semana Estadual de Conscientização e Prevenção de Quedas de Pessoas Idosas em Ambiente Doméstico.

 

De acordo com o texto, a semana tem como objetivos, especialmente: ampliar a discussão, a divulgação e a prevenção de quedas de pessoas idosas em ambientes domésticos; conscientizar cuidadores e familiares com objetivo de auxiliar na identificação dos riscos de quedas de pessoas idosas em ambiente doméstico; e divulgar iniciativas, ações e campanhas de prevenção a quedas de pessoas idosas em ambiente doméstico. 

Em justificativa, o parlamentar salientou que as quedas são a terceira maior causa de morte entre pessoas idosas no Brasil e apontou dados do Ministério da Saúde, que indicam que cerca de 30% das pessoas nesta faixa etária caem ao menos uma vez por ano. Quirino afirmou ainda que as quedas podem ser evitadas com ações cotidianas e práticas saudáveis. “A queda pode trazer consequências graves para as pessoas idosas, incluindo fraturas, internações, redução da independência e depressão”, afirmou.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.