Política pública voltada a mulheres e instituição do dia do biólogo recebem segunda aprovação
Durante a Ordem do dia desta quarta-feira, 17, os deputados aprovaram, em segunda votação, dois projetos de autoria parlamentar. Um deles é o processo nº 660/23, do deputado Veter Martins (UB), que institui a Política Estadual de Amparo à Saúde da Mulher em Uso Abusivo de Álcool, com o objetivo de oferecer suporte em saúde e assistência social, diante do aumento do consumo nocivo de bebidas alcoólicas entre mulheres.
A política tem como diretrizes: promover ações de recuperação integral, pautadas na redução de danos, com medidas de reinserção social e com reconstrução dos vínculos familiares; garantir, de forma articulada e integrada, o acesso da mulher em uso abusivo de álcool, bem como o de seus familiares, aos tratamentos disponíveis na rede SUS, de acordo com as necessidades de cada beneficiada; e garantir a confidencialidade na atenção em relação aos dados pessoais de cada uma das mulheres assistidas.
A outra matéria é a de nº 17942/24, de autoria da deputada Rosângela Rezende (Agir). O objetivo da proposta é instituir o Dia Estadual do Biólogo no calendário oficial de eventos do Estado de Goiás, a ser comemorado anualmente no dia 3 de setembro.
Para justificar a decisão, a parlamentar ressaltou a atuação dos profissionais de biologia no Estado, em especial na preservação do Cerrado. "Papel fundamental na pesquisa científica, na conservação da biodiversidade, na promoção da saúde e em diversas áreas que contribuem para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da população", justificou.