Por iniciativa do deputado Cairo Salim, o Parlamento estadual homenageia personalidades do cenário goiano
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou, na noite dessa quarta-feira, 17, uma sessão solene em homenagem a personalidades que se destacam nos mais diversos setores da economia goiana, contribuindo para o crescimento do Estado. A cerimônia foi proposta pelo deputado Cairo Salim (PSD) em reconhecimento à dedicação e ao esforço dessas pessoas, que têm atuado para o desenvolvimento de suas cidades e de todo o Estado.
Para simbolizar o reconhecimento feito pelo Legislativo, Cairo Salim entregou aos homenageados o Certificado do Mérito Legislativo, por entender que eles merecem o reconhecimento do Parlamento goiano, pois buscam constantemente o aprimoramento em suas carreiras e contribuem com a inovação e o progresso contínuo.
De acordo com Cairo Salim, “tal indicação se dá em reconhecimento a todos esses anos de dedicação e esforço dessas pessoas, que têm contribuído significativamente no relevante papel social desempenhado junto à população do Estado de Goiás”.
Presidindo a sessão, Cairo Salim teve ao seu lado, na mesa diretiva, os prefeitos de Joviânia, Max Pereira Barbosa (Pode); de Acreúna, Claudiomar Portugal (PP); de Cezarina, Valtenir Gonçalves da Silva (UB); a secretária municipal de Educação de Joviânia, Cília Márcia Alves Ferreira; os vereadores por Cezarina, Edson Messias Rodrigues, o “Edinho Leiteiro” (UB); e por Uruaçu, Luiz Lourenço Neto, o “Luizim Pau Ferro” (PSD).
Ao falar aos presentes, logo na abertura da sessão, o parlamentar lembrou que o verdadeiro patrão dos políticos eleitos é a população, que é quem custeia o Poder Legislativo. Mesmo assim, nem sempre a população acompanha o trabalho do Parlamento. Salim deu um conselho aos eleitores: “Fiscalize o seu político. Lembre em quem você votou. Coloque o ‘santinho’ do cidadão que você está votando no ímã da geladeira e fique fiscalizando durante quatro anos, para cobrar o que ele está fazendo, para ver o que ele está pensando, para acompanhar como ele está se posicionando. Seguir político nas redes sociais não é puxar saco dele”.
Salim também destacou que a homenagem às personalidades, além de reconhecer a contribuição de cada um, é uma forma de trazer as pessoas para conhecerem a Casa e o trabalho dos deputados, já que boa parte da população não acompanha a atuação parlamentar. “Eu quero, em nome dos 41 deputados e deputadas, em nome do governo do Estado e do governador Ronaldo Caiado, entregar hoje, nesta sessão, um Certificado do Mérito Legislativo. Entregar a vocês essa honraria para reconhecer tudo aquilo que vocês fazem nas diversas profissões, nas diversas comunidades, nas diversas cidades, seja qual for a sua realidade, vocês têm nos ajudado a fazer deste Estado, a cada dia, um lugar melhor para se viver”.
Em seguida, o vereador por Cezarina, Edson Messias Rodrigues, fez uso da palavra, ressaltando a satisfação de participar de um evento tão grandioso e inédito para ele.
Rodrigues ainda agradeceu ao deputado pela homenagem e pelo apoio que tem dado ao município. “Quero agradecer ao senhor por tudo que já fez por nosso município e tenho certeza de que faz por vários municípios do Estado de Goiás. O senhor não teve uma votação tão expressiva em Cezarina, mas, mesmo assim, devolveu, com honra e dignidade ao nosso município, às pessoas que votaram no senhor, uma emenda de R$ 1.350.000, até agora. Então, político honesto e correto devolve para as pessoas dos municípios em emendas.”
Em seguida, a secretária municipal de Educação de Joviânia, Cília Márcia Alves Ferreira, recebeu o Certificado do Mérito Legislativo e discursou em nome dos homenageados. Ao agradecer a honraria recebida, ela ressaltou o valor do reconhecimento feito pelo deputado, especialmente por ser mulher e ter sido lembrada para ser homenageada em uma sociedade fortemente machista. “Eu represento aqui todas as mulheres que estão sendo homenageadas também. E nós, mulheres do século 21, somos mulheres fortes, guerreiras, empoderadas. Somos mulheres que podemos fazer o que quisermos e podemos fazer tudo.”