Delegado Eduardo Prado comandou solenidade em homenagens às personalidades da aviação goiana nessa quinta-feira, 18

Por iniciativa do deputado Delegado Eduardo Prado (PL), a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou na noite desta quinta-feira, 18, sessão solene para entrega do Certificado do Mérito Legislativo e da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, em reconhecimento à atuação de personalidades do setor da aviação. O campo engloba o desenvolvimento tecnológico e operacional e conta com profissionais como engenheiros aeronáuticos, controladores de tráfego aéreo e os próprios pilotos. A homenagem ocorreu no Plenário Iris Rezende.
Além do parlamentar, que esteve à frente dos trabalhos, a mesa foi composta pelo comandante da base área de Anápolis, coronel aviador Leandro Vinicius Coelho; advogado em direito aéreo, Georges de Moura Ferreira; presidente da Comissão Especial de Direito Aeronáutico da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Goiás (OAB-GO), Isabela Santos Moraes Luz; presidente do aeroclube de Goiás, Arsênio Neiva Costa; empresária Katia Moreira Giselle Assunção e o coordenador do curso de ciência aeronáuticas da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Salmen Chaquip Bukzem.
Primeiro a abrir os discursos, Prado relembrou que desde criança tem paixão pela aviação e que seu pai priorizava viagens de avião com a família. “Eu falava que queria ser piloto de avião e eu tinha um tio que era comandante na torre de controle e eu sempre ganha colecionáveis. Várias aniversários meus tiveram como tema aviação e eu fico muito honrado de hoje homenagear a aviação na Alego”, afirmou.
Ao falar aos homenageados, o parlamentar pontuou que o certificado é um reconhecimento pelo trabalho desempenhado por todos em prol do fortalecimento da aviação. “Levem com carinho este certificado, por que vocês são escolhidos a dedo e tenham a certeza de que vocês não estão sendo homenageados pior mim, mas todos os cidadãos goianos. Contem conosco para fazer mais pela aviação de Goiás”, afirmou.
Ainda em sua fala, o propositor do encontro ressaltou que a aviação é o elo entre o desenvolvimento econômico e a integração social. “Celebrar a aviação significa reconhecer sua contribuição para a soberania nacional, a inovação tecnológica e o fortalecimento da economia de Goiás e do Brasil. A aviação goiana carrega histórias de pioneirismo e progresso. Hoje, homenageamos personalidade que estão profundamente ligados à evolução da aviação no estado”, salientou.
Por fim, Prado destacou que Goiás é o segundo maior polo de manutenção aeroviária do País e Goiânia é lar da maior empresa de manutenção da américa latina e que é preciso celebrar a relevância do Estado para o setor.
Medalha Pedro Ludovico Teixeira
Ao falar em nome dos homenageados com a maior honraria concedida pelo Poder Legislativo, Georges de Moura Ferreira elencou números que reiteram a posição de Goiás em relação ao setor da aviação. Ele também pontuou que há muito tempo personalidades da aviação não eram homenageados. O advogado observou, ainda, que a maior base aérea do Brasil está localizada na cidade de Anápolis e ressaltou sua importância para o desenvolvimento da cidade e do Estado.
“Se Goiânia nasceu, foi por causa da aviação. Goiás é fruto do isolamento secular e da solidão, mas a aviação impulsionou o nosso desenvolvimento. Estou feliz e emocionado em estar aqui, e é uma oportunidade muito importante para as pessoas que se dedicam à aviação”, encerrou.
Leandro Vinicius Coelho falou em nome dos homenageados com o Certificado do Mérito Legislativo e relembrou que a instalação da base aérea em Anápolis teve por objetivo defender o espaço aéreo brasileiro, sobretudo a capital federal. “Nós, que somos da aviação somos movidos pela paixão e hoje estou na posição de comandantes da base aérea mais importante do país. Lá temos as aeronaves mais modernas do Brasil, e estamos diuturnamente trabalhando para integrar o território nacional e defender nossa pátria. Com muita humildade, tenho certeza que essa homenagem que recebo é, também, para todos os 2 mil militares que atuam na base de Anápolis”, finalizou.
Após as falas, o mestre de cerimonias conduziu a chamada nominal dos homenageados e após a entrega das honrarias, a solenidade foi encerrada.