Ícone alego digital Ícone alego digital

Karlos Cabral frisa que as artes marciais são pautadas em disciplina e superação

19 de Setembro de 2025 às 11:53

O deputado Karlos Cabral (PSB), em discurso durante a sessão solene em homenagem aos atletas praticantes de artes marciais, ressaltou que a modalidade representa muito mais do que técnicas de luta, sendo um caminho de vida pautado em disciplina, respeito e superação. “Mais do que vitórias nos tatames e nos ringues, celebramos aqui valores que moldam cidadãos e constroem uma sociedade mais justa e disciplinada”, afirmou.

O parlamentar lembrou ainda que modalidades como judô, karatê, jiu-jítsu, taekwondo, capoeira, boxe, muay thai, aikidô, entre outras, formam um patrimônio cultural e esportivo, além de contribuírem para a saúde e a formação integral do ser humano. “As artes marciais têm um papel fundamental, sobretudo quando iniciadas na infância. Elas transmitem valores como humildade, espírito de equipe, coragem e solidariedade”, destacou.

Cabral citou conquistas recentes de atletas goianos, como a Academia GF Team, de Rio Verde, que conquistou 20 medalhas no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu, e o professor Rodrigo Gonçalves, de Jataí, que representou o Brasil na competição mundial realizada em Abu Dhabi. Também lembrou os títulos mundiais de capoeiristas goianos, reforçando que Goiás tem se tornado referência no cenário nacional e internacional.

O legislador aproveitou a solenidade para defender a ampliação de políticas públicas voltadas ao esporte, citando o Programa Construindo Campeões, do Governo de Goiás, que oferece oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade. “O que nos cabe é incentivar e ampliar iniciativas como essa, descentralizando os benefícios para todas as regiões do Estado”, concluiu.

Além da homenagem, Karlos anunciou que apresentou à Casa um projeto que institui o Dia Estadual das Artes Marciais e dos Esportes de Combate, celebrado anualmente em 19 de setembro. Segundo ele, se aprovado, a criação da data será um marco para Goiás. “Não se trata apenas de uma celebração simbólica, mas de um instrumento para reforçar a relevância social, educacional e cultural das artes marciais e dos esportes de luta. Essa data dará mais visibilidade às modalidades, atrairá investimentos, reconhecimento e apoio financeiro, e permitirá que mais vidas sejam transformadas”, afirmou.

O deputado reforçou ainda o compromisso do seu mandato em apoiar o esporte e destacou o papel das artes marciais na transformação social. “Essas práticas formam cidadãos mais conscientes, jovens mais preparados e comunidades mais fortes. Nosso mandato será parceiro das artes marciais de todas as formas”, finalizou.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.