Ícone alego digital Ícone alego digital

Vivian Naves aposta em sistema de informações sobre climatério e menopausa

22 de Outubro de 2025 às 14:15

A deputada Vivian Naves (PP) apresentou o projeto de lei nº 23778/25, que institui o Sistema Estadual de Informações sobre Saúde da Mulher no Climatério e Menopausa (SEISCM) e cria um banco de dados para pesquisas.

O SEISCM, que será vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Ses), tem como objetivo a coleta de dados epidemiológicos, o monitoramento de indicadores de qualidade de vida, o apoio à formulação de políticas públicas e a promoção de pesquisas científicas sobre o tema. As informações coletadas deverão respeitar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A gestão do sistema será feita por um Comitê Gestor, composto por representantes das secretarias de Estado da Saúde; de Ciência, Tecnologia e Inovação; de universidades públicas; do Conselho Estadual de Saúde e de entidades que representam ginecologistas e os direitos da mulher.

Estabelecimentos de saúde públicos e privados que fazem parte do SUS em Goiás deverão alimentar o banco de dados. As informações do sistema serão utilizadas com aprovação prévia do Comitê Gestor e de um Comitê de Ética em Pesquisa. Os resultados das pesquisas serão disponibilizados ao público.

Segundo a autora da proposta, a medida visa a preencher uma lacuna de dados para aprimorar a assistência à saúde da mulher nessa fase da vida e está alinhada à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher.

A medida está sendo analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), no aguardo da conclusão do relatório por parte do deputado Wagner Camargo Neto (SD). 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.