Ícone alego digital Ícone alego digital

Veteranos da Polícia Civil recebem homenagem do Parlamento goiano por iniciativa do deputado Lineu Olimpio

26 de Setembro de 2025 às 07:28
Crédito: Hellenn Reis
Veteranos da Polícia Civil recebem homenagem do Parlamento goiano por iniciativa do deputado Lineu Olimpio
Sessão solene extraordinária em homenagem aos veteranos da Polícia Civil

A noite dessa quinta-feira, 25, foi dedicada ao reconhecimento a policiais civis aposentados, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). Em sessão solene extraordinária, proposta pelo deputado Lineu Olimpio (MDB), a Casa celebrou, pela primeira vez, o Dia Estadual dos Veteranos da Polícia Civil, instituído pela Lei 23.578, sancionada no último mês de julho pelo governador em exercício, Daniel Vilela. O projeto que deu origem à lei foi de autoria de Lineu Olimpio. O Dia Estadual dos Veteranos da Polícia Civil será comemorado, anualmente, no último sábado do mês de setembro.

Para marcar o reconhecimento, durante a solenidade, agentes, escrivães e delegados veteranos da Polícia Civil goiana foram condecorados com o Certificado do Mérito Legislativo, como forma de agradecimento pelos serviços prestados à sociedade durante os anos de atividade policial.

A mesa diretiva da solenidade, presidida por Lineu Olímpio, foi formada pelo delegado da Supervisão da Polícia Civil do Estado de Goiás, Murilo Gonçalves, no ato representando o delegado-geral André Ganga, o presidente da União Goiana da Polícia Civil (Ugopoci), José Virgílio Dias de Sousa, o primeiro vice-presidente da Ugopoci, Ademar Luiz de Oliveira, a segunda vice-presidente da Ugopoci, Patrícia Donizete de Araújo Ribeiro, o primeiro-diretor financeiro da Ugopoci, Elton Ribeiro de Magalhães, o diretor administrativo da Ugopoci, Mircinon Luiz Carneiro Júnior, e o secretário-geral da Ugopoci, Antônio Carlos Faria dos Santos.

A sessão foi aberta com a execução protocolar do Hino Nacional Brasileiro pelo Coral da Ugopoci em Vozes, sob a regência da maestrina Vasti Silva e acompanhamento do pianista Cleriston de Jesus Amaral. Após a apresentação da mesa diretiva, o grupo musical brindou os presentes com a execução de mais dois números musicais.  

Segundo o deputado a homenagem se justifica pela atuação dos policiais civis na proteção da sociedade e na manutenção da ordem e da justiça. “Seus legados, construídos com trabalho incansável e dedicação exemplar, servem de inspiração para as novas gerações de policiais civis”.

Em seu discurso, Lineu Olimpio pontuou que a solenidade é uma forma de reconhecimento, memória e gratidão e de contar uma história. E continuou afirmando que a Polícia Civil de Goiás é formada por homens e mulheres que dedicam grande parte de suas vidas à segurança da sociedade. “São profissionais que enfrentam enormes desafios, muitas vezes se arriscando. E abrem mão do horário da família para resolver conflitos e promover a segurança pública, através da repressão criminal”.

O deputado também citou o trabalho minucioso, de pesquisa e inteligência, de coleta de provas técnicas e científicas. “É uma história de coragem e silenciosa, de dias longos, de noites sem descanso, de sacrifício, muitas vezes invisíveis, mas que garante a justiça, a ordem e a proteção de todos nós”.

O parlamentar afirmou que os veteranos são os guardiões da história da polícia goiana, sendo que, com alguns, ele teve convívio muito próximo. Olimpio também contou que foi a partir dessa convivência e da admiração pelo trabalho desenvolvido que surgiu a ideia de homenagear a categoria com a criação do Dia Estadual dos Veteranos da Polícia Civil. “Hoje queremos dizer que sentimos muito orgulho por cada um de vocês. Cada história, cada esforço, cada noite difícil de operações policiais. Cada dia de luta está guardado na memória do nosso povo goiano. Que essa homenagem seja um abraço coletivo, que leve a vocês, a certeza de que o trabalho de cada um não foi em vão”.

O primeiro-diretor financeiro da Ugopoci, Elton Ribeiro de Magalhães, iniciou sua fala agradecendo ao deputado pelo reconhecimento, já que a Polícia Civil não tem a cultura de receber homenagens, porque faz um trabalho silencioso e invisível. “Nós não vestimos fardas e muitas vezes somos até injustiçados por causa disso, porque nosso trabalho tem que ser de inteligência, o nosso trabalho é escondido, o nosso trabalho ninguém vê”.  

Ele também alegou que, ao conhecer de perto o trabalho da polícia civil, Lineu Olimpio passou a prestigiar a corporação com outras ações, como o projeto para isenção da taxa de renovação da CNH para os policiais, como já é acontece com os policiais militares, além da luta contínua pela valorização da cada policial civil. “E isso só é possível se tivermos diálogo com o governo. E a gente não estava tendo esse diálogo, não tínhamos alguém que nos levasse diretamente ao governador. Pedimos essa agenda ao deputado e, já estivemos na semana passada com o Daniel Vilela, levando nossas angústias, os nossos projetos”.

Já o presidente da União Goiana da Polícia Civil (Ugopoci), José Virgílio Dias de Sousa, ressaltou que a falta de cultura de reconhecimento citada pelo colega também se reflete na aposentadoria. “Parece que após o momento que você aposenta, você fica uma pessoa jogada fora, você não valeu nada pelo tempo que você dedicou à polícia, à sociedade, deixando a família em casa. Então a gente precisa melhorar muito nesse aspecto”.

O presidente da Ugopoci sublinhou que muitos policiais, que trabalharam em períodos de muitas dificuldades e falta de estrutura na Polícia Civil e que não foram reconhecidos na época, agora estão tendo o agradecimento justo. “Eles vão poder colocar o Certificado no quadro e mostrar para os filhos, para os netos. E isso mexe com a gente. Isso é um reconhecimento pelo trabalho que essas pessoas fizeram pela sociedade”.

Ele lembrou também que os policiais veteranos que não foram homenageados agora terão oportunidade nos próximos anos, já que, a partir de agora, o Dia Estadual do Policial Civil Veterano será comemorado anualmente.  

Ao fim do discurso, José Virgílio entregou ao deputado um diploma de sócio honorário da Ugopoci, pelos serviços prestados e pelas doações feitas à entidade. Também foi entregue uma placa em agradecimento pelo trabalho, em especial, à propositura que criou o Dia Estadual dos Veteranos da Polícia Civil.

Em seguida o diretor administrativo da Ugopoci, Mircinon Luiz Carneiro Júnior, recebeu o Certificado do Mérito Legislativo e discursou, representando os homenageados.

Ele afirmou que, apesar de todas as adversidades e até da falta de reconhecimento da população, se sente gratificado e orgulhoso de ser um policial civil. “Principalmente quando se tem reconhecimento como está acontecendo aqui e agora, nesta Casa de Leis”.

O policial ainda parabenizou os colegas veteranos da Polícia Civil, em especial os que se dedicaram à instituição, desde as décadas de 60 e 70. E por fim agradeceu a homenagem. “Muito obrigado. Me sinto muito honrado”.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.