Deputada Delegada Fernanda aposta na interação entre as forças policiais goianas
Tramita na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) o projeto de lei nº 23934/25, da deputada licenciada Delegada Fernanda (SD), que visa a instituir a obrigatoriedade de compartilhamento de dados e informações entre os sistemas e bancos de dados da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Polícia Penal em Goiás.
De acordo com a matéria, o compartilhamento de dados terá como finalidade promover a integração entre os órgãos de segurança pública estaduais; otimizar investigações criminais, ações operacionais e administrativas; garantir maior eficiência na identificação de indivíduos, veículos, armas, ocorrências e demais elementos relevantes à segurança pública e também evitar duplicidade de registros e revisão entre as instituições.
A parlamentar destaca que sua proposição tem por finalidade fortalecer o sistema de segurança pública estadual por meio da integração dos bancos de dados das forças policiais: Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Penal. Segundo ela, a ausência de interoperabilidade entre os sistemas de informação das instituições provoca perda de tempo, retrabalho e, muitas vezes, prejuízos graves à investigação criminal e à resposta estatal frente à criminalidade.
O projeto será encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), para ser distribuído à relatoria e posterior votação de parecer.