Contadores são homenageados pelo Parlamento goiano, em sessão solene de iniciativa do deputado Bruno Peixoto

Profissionais indispensáveis para a gestão financeira e a transparência nos setores público e privado, os profissionais contadores receberam uma homenagem especial da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), na noite dessa terça-feira, 30. Proposta pelo presidente do Parlamento, Bruno Peixoto (UB), a solenidade reconheceu a relevância da contabilidade no planejamento econômico, na conformidade fiscal e no fortalecimento das empresas goianas.
O Plenário Iris Rezende Machado foi o palco da cerimônia de entrega do Certificado do Mérito Legislativo a vários contadores que se sobressaíram em suas carreiras, como forma de reconhecimento a todos os profissionais da área. “Essa solenidade tem como objetivo valorizar os profissionais da contabilidade, destacar suas conquistas, promover o reconhecimento público de sua importância e estreitar os laços entre o Poder Legislativo e essa categoria que tanto contribui para o desenvolvimento sustentável e responsável de nossa sociedade”, destacou Peixoto.
Presidindo a sessão solene, o legislador teve ao seu lado, na mesa diretiva: a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) Sucena Hummel; o presidente da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), Francisco Lopes; a conselheira do CRCGO e secretária de compras da Alego, Daniele Leal; o presidente da Academia Goiana de Ciências Contábeis, Valdir Mendonça; a contadora Cristiane da Silva Oliveira; e o diretor do Sindicato dos Contabilistas do Estado de Goiás, Otávio Martins de Oliveira Júnior.
Antes de abrir a sessão, Bruno Peixoto conclamou os presentes a ajudar a mãe de um menino com paralisia cerebral, comprando meias, que ela vende para conseguir comprar uma cadeira especial.
Economia
Segundo ressaltou o proponente da homenagem em seu discurso, ele, que é formado em economia e tem pós-graduação em Gestão e Controladoria, quando assumiu a presidência do Parlamento goiano, o primeiro ato foi revisar os gastos da Casa de Leis. Logo descobriu que a Casa gastava R$ 400 mil por mês em aluguel de veículos. Ele sublinhou que com uma conta simples, foi possível chegar à conclusão de que se comprasse uma frota, em dois anos, com o valor do contrato da locação, ele teria pago os veículos e o Legislativo teria o patrimônio próprio. Apesar das críticas recebidas, ele implantou a medida e hoje a frota está paga e pertence à Casa.
Peixoto disse que continuou revisando gastos e cortando tudo que era supérfluo, inclusive contratos pequenos, mas que ele entende que fazem diferença.
“Hoje o recurso que eu tenho em conta supera em 20% o valor que demoraram 20 anos para construir essa sede (Palácio Maguito Vilela). Eu tenho em conta mais de R$ 500 milhões, que serão devolvidos ao tesouro do estado e investidos em infraestrutura, duplicação de rodovias, construção de unidades avançadas do Corpo de Bombeiros, reformas de hospitais, enfim... a economia do Poder Legislativo feita em nossa gestão será destinada para benefício da população goiana”, informou.
O legislador também pontuou que hoje a Alego é a primeira Assembleia do país a ter compliance. Segundo ele, quando assumiu a gestão, o Portal do Parlamento era considerado como “Satisfatório” e, agora, pelo terceiro ano consecutivo, a Alego conquistou o selo máximo de Assembleia Mais Transparente do país.
O presidente do Parlamento goiano continuou listando os feitos de sua gestão, como o aumento do horário do expediente da Casa, para o período entre 7 e 22 horas, o corte de gratificações e horas extras, a implantação do ponto facial para servidores e a criação do programa Deputados Aqui, inspirado nos mutirões de Iris Rezende. “Eu sempre digo aos deputados e deputadas: a população paga nosso salário e nós ganhamos muito bem. Então, nós temos que trabalhar muito e devolver em serviço à nossa sociedade.”
Companheiro
Em seu discurso, a líder classista Sucena Hummel classificou Bruno Peixoto como um "amigo e companheiro" da classe contábil. E disse que tem uma profunda gratidão pela reverência com que ele trata a categoria. “Eu não sou amiga pessoal do deputado Bruno Peixoto, mas em uma campanha, a gente teve a oportunidade de se conhecer, em uma visita institucional ao Conselho Regional de Contabilidade. Desde então, sempre que é solicitado, o deputado abre as portas da Assembleia para atender os nossos pleitos."
Hummel disse acreditar que todo mundo precisa saber, entender e participar da política, porque é na política que se fazem as leis, para que a população cumpra e os contabilistas possam trabalhar. Além disso, ela entende ainda que é preciso ter consciência de quem está do lado da classe. “E o deputado Bruno Peixoto é um grande parceiro e apoiador das nossas causas, em qualquer momento. Então, minha gratidão, deputado, por tudo que o senhor tem feito, por todo o respeito, pelo atendimento aos nossos mais diversos pleitos.”
Por fim ela agradeceu pela homenagem recebida. “Quero agradecer ao presidente dessa Casa pela sensibilidade de reconhecer e valorizar a nossa profissão. A sua liderança tem sido fundamental para fortalecer o diálogo entre o Parlamento e as diferentes categorias profissionais e que se hoje se une a nós, nesse ato de reconhecimento a vocês”.
A contadora Cristiane da Silva Oliveira representou a categoria, e ao receber o Certificado do Mérito Legislativo das mãos do presidente Bruno Peixoto iniciou agradecendo a homenagem, afirmando que receber a comenda ofertada pelo Legislativo goiano é uma honra que vai levar para toda a vida. “Hoje, ao sermos homenageados nesta Casa, sentimos que todo o esforço é visto e valorizado.”
Cristiane da Silva ressaltou que a reforma tributária vai exigir ainda mais dos contadores. Ela disse que a contabilidade é a ciência que dá sustentação, credibilidade e transparência a todas as formas de organização da sociedade. “Nossa profissão é, muitas vezes, silenciosa. Trabalhamos nos bastidores, entre planilhas, balanços, relatórios e legislações complexas. Mas é justamente esse trabalho discreto que sustenta a transparência, dá segurança às decisões e assegura que empresas, instituições e governo possam caminhar com confiança.”
A profissional afirmou, por fim, que contabilidade é muito mais que números: é história, é ética, é instrumento de cidadania. "E cada um de nós, contadores e contadoras, traz consigo a responsabilidade de transformar informação em clareza, dados em confiança, conhecimento em desenvolvimento.”
Em seguida, Bruno Peixoto, acompanhado dos outros integrantes da mesa, fez a entrega do Certificado do Mérito Legislativo aos outros profissionais homenageados.