Deputada Vivian Naves destaca necessidade de reforçar a família
Na manhã desta quarta-feira, 1º, durante a audiência pública realizada no Auditório Francisco Gedda do Palácio Maguito Vilela, a presidente da Comissão de Assistência Social da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputada Vivian Naves (PP), destacou a importância da união de esforços entre o Parlamento e o Executivo no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. O encontro integra o processo de Revisão do Plano Nacional Decenal de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e contou com a participação de diversas autoridades e representantes da sociedade civil.
Ao abrir sua fala, Naves saudou o presidente da Comissão da Criança e Adolescente, deputado Alessandro Moreira (PP), e ressaltou o trabalho conjunto entre as duas comissões. “Eu fico muito feliz que o senhor agora preside essa comissão de tamanha relevância na Secretaria Legislativa e esse trabalho em conjunto nosso, Assistência Social, com a Criança e Adolescente, para realmente render frutos e para a gente entregar à sociedade, cada dia mais, políticas públicas efetivas e uma legislação mais rigorosa e efetiva para toda a população goiana.”
A deputada destacou a presença de representantes do governo estadual e prestou homenagem ao trabalho da primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado, na condução de políticas sociais. “A primeira-dama Gracinha Caiado é uma atuante, valorosa, que nos inspira e que tem realmente cumprido o seu papel de política, de pessoa que contribui com a sociedade, trazendo políticas públicas efetivas. Do Aprendiz do Futuro, do Mães de Goiás, ao programa Goiás Mais Inclusivo, são políticas públicas de prevenção, que é isso que a gente precisa para não chegar a esse ponto de violação de direitos das nossas crianças e adolescentes”, destacou.
Vivian Naves reforçou a necessidade de ampliar o debate e a conscientização sobre os riscos enfrentados por crianças e adolescentes, especialmente em um cenário marcado pela era digital. “Nós pais não temos o controle efetivo do que nossas crianças estão assistindo, seja na TV, seja no celular. Nós precisamos conversar sobre esse tema e debater bastante. É por isso que nós estamos aqui hoje, fazendo uma conversa democrática, participativa e intersetorial, com todas as esferas”, ressaltou.
A deputada enfatizou sua visão de que a proteção da infância está diretamente ligada ao fortalecimento da família, base da sociedade. “Sabemos que nossas crianças são o futuro do nosso País e é protegendo-as que vamos garantir o fortalecimento da família, a base da sociedade. É nisso que eu acredito”, afirmou.
Ao encerrar sua fala, Vivian Naves reafirmou seu compromisso como parlamentar e presidente da Comissão de Assistência Social em atuar pela construção de uma legislação mais segura e efetiva. “Reafirmo meu compromisso de que o que eu puder fazer podem contar comigo, e efetivamente trabalharmos numa legislação mais segura e mais efetiva para as nossas crianças e adolescentes”, concluiu.