Ícone alego digital Ícone alego digital

Matéria para reconhecimento oficial da Festa do Carreiro de Portelândia recebe primeira validação

01 de Outubro de 2025 às 16:12

Assinado pelo deputado Coronel Adailton (Solidariedade), o projeto de lei nº 6231/25 recebeu, na sessão da tarde desta quarta-feira, 1º de outubro, a primeira de duas anuências necessárias do Plenário.

A matéria reconhece a Festa do Carreiro de Portelândia, realizada anualmente no terceiro final de semana do mês de maio, como Patrimônio Religioso, Cultural e Imaterial goiano. Caso se torne lei, o festejo também será incluido no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás.

A festa, escreve Adailton na justificativa da proposição, representa “não apenas uma celebração cultural, mas também um pilar importante para a preservação das tradições locais e o fortalecimento da identidade local sertaneja”.

O evento, prossegue, homenageia os carreteiros, “figuras históricas que tiveram um papel essencial no desenvolvimento econômico e social da região”. No passado, contextualiza, os carros de boi eram um dos principais meios de transporte de mercadorias e insumos agrícolas, garantindo o abastecimento e o progresso das cidades do interior.

“Ao resgatar essa tradição”, escreve ainda, “a festa mantém viva a memória daqueles que ajudaram a construir o município”.

Segundo Coronel Adailton, a Festa do Carreiro atrai, em três dias de celebração, mais de 50 mil pessoas, desempenhando um papel fundamental na economia local.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.