Matéria para reconhecimento oficial da Festa do Carreiro de Portelândia recebe primeira validação
Assinado pelo deputado Coronel Adailton (Solidariedade), o projeto de lei nº 6231/25 recebeu, na sessão da tarde desta quarta-feira, 1º de outubro, a primeira de duas anuências necessárias do Plenário.
A matéria reconhece a Festa do Carreiro de Portelândia, realizada anualmente no terceiro final de semana do mês de maio, como Patrimônio Religioso, Cultural e Imaterial goiano. Caso se torne lei, o festejo também será incluido no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás.
A festa, escreve Adailton na justificativa da proposição, representa “não apenas uma celebração cultural, mas também um pilar importante para a preservação das tradições locais e o fortalecimento da identidade local sertaneja”.
O evento, prossegue, homenageia os carreteiros, “figuras históricas que tiveram um papel essencial no desenvolvimento econômico e social da região”. No passado, contextualiza, os carros de boi eram um dos principais meios de transporte de mercadorias e insumos agrícolas, garantindo o abastecimento e o progresso das cidades do interior.
“Ao resgatar essa tradição”, escreve ainda, “a festa mantém viva a memória daqueles que ajudaram a construir o município”.
Segundo Coronel Adailton, a Festa do Carreiro atrai, em três dias de celebração, mais de 50 mil pessoas, desempenhando um papel fundamental na economia local.