Na Mista, criação do Prêmio Matemática Enem tem aval de deputados
Os membros da Comissão Mista da Assembleia Legislativa de Goiás aprovaram, em encontro nesta quarta-feira, 1º, o relatório favorável do deputado Lineu Olimpio (MDB) ao projeto de lei n° 22541/25, assinado pela Governadoria, que trata da criação do Prêmio Matemática Enem.
De acordo com o texto, com a iniciativa, o Governo busca reconhecer e recompensar o desempenho de estudantes da rede pública estadual que se destacarem na prova de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A proposta visa a estimular a participação e o aprimoramento dos alunos nesse componente curricular, alinhando-se a metas estabelecidas no Plano Estadual de Educação para a melhoria da qualidade da educação básica.
A premiação, que será instituída a partir do ano letivo de 2025, prevê valores em dinheiro para os estudantes que obtiverem notas elevadas na prova de Matemática do Enem. Aqueles que alcançarem entre 850 e 899,99 pontos receberão R$ 5 mil, enquanto os que atingirem 900 pontos ou mais serão contemplados com R$ 10 mil.
O projeto estende o reconhecimento aos professores de matemática, diretores, coordenadores pedagógicos e coordenadores de área das escolas em que os alunos premiados estiverem matriculados, valorizando o esforço coletivo no processo educacional.