Parlamento goiano honra médicos que atuam no Estado, em sessão comandada pelo deputado José Machado nessa 4ª-feira
Em noite de reconhecimento pelo trabalho prestado à sociedade goiana, médicos atuantes em diversas cidades do Estado receberam, da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o Certificado do Mérito Legislativo. A solenidade foi proposta pelo deputado José Machado (PSDB) em lembrança ao Dia do Médico, celebrado no próximo da 18.
A homenagem, realizada nessa quarta-feira, 1º, foi dedicada aos profissionais da medicina, em reconhecimento à atuação na linha de frente da saúde pública e privada, principalmente após os desafios impostos pela pandemia de covid-19.
O parlamentar, que também é médico, tem frequentes iniciativas em prol da saúde. Ele destacou a relevância do ato: "Os médicos são os guardiões da vida em Goiás. Essa sessão é um agradecimento pela dedicação incansável, que salva vidas e fortalece nossas comunidades".
Compuseram a mesa, presidida por José Machado, o diretor do Centro de Retina de Goiás, oftalmologista Marcelo Guimarães Brandão Rego; o médico e sócio proprietário do Hospital São José, José Luiz Augusto Chein; o cirurgião plástico Brenner Dolis Marretto de Moura; o cardiologista Ronan Vieira Mendonça; a dermatologista Ana Flávia de Oliveira; a psiquiatra Aline Fábia Ribeiro Rego; e os médicos Natália Rodrigues Franco Araújo de Morais e Valter Pio Ferreira.
Machado ressaltou o orgulho, a emoção e o respeito com que realizava uma homenagem a homens e mulheres que dedicam suas vidas a cuidar de outras pessoas. “Como médico, sei bem o que significa estar diante de uma pessoa fragilizada, lidar com a ansiedade dos familiares e tomar decisões que podem transformar destinos. Hoje, mais do que nunca, percebo que nossa profissão é uma verdadeira missão e que exige coragem, sensibilidade e compromisso com a vida humana.”
O deputado destacou a importância de uma atuação humanizada, voltada para o cuidado com seus pacientes, que precisa ir além do conhecimento técnico. “E, é nesse equilíbrio, entre ciência e humanidade, que se mede a grandeza da medicina. Ao longo da minha carreira aprendi que a verdadeira força de um médico está na capacidade de transformar vidas, não apenas através de tratamentos, mas através da presença, da atenção e do respeito.”
Por fim, o legislador expressou seu sentmento de que a homenagem sirva, não apenas, como reconhecimento, mas também como inspiração para que os médicos continuem exercendo a profissão com excelência, dedicação e, acima de tudo, humanidade.
Exemplo na política
O oftalmologista Marcelo Guimarães Brandão Rego agradeceu ao deputado pela indicação para receber a homenagem, e, sobretudo, pelo compromisso do parlamentar com a saúde pública do estado. “O Programa Goiás Solidário é um exemplo de como a política, quando pautada pelo cuidado genuíno com as pessoas, pode mudar realidades, prevenir enfermidades e oferecer mais qualidade de vida para a população.”
O médico lembrou dos ensinamentos adquiridos desde a criação, há 11 anos, na cidade de Ceres, do primeiro centro de oftalmologia especializado em retina, do norte goiano. Segundo o profissional, a unidade se especializou na prevenção da retinopatia diabética, que é a principal causa de perda de visão, em todo o mundo. E foi no local que ele aprendeu que inciativas consideradas simples, como a orientação correta, pode transformar não somente a vida do paciente, mas de toda a sua família.
“Essa experiência nos fortaleceu na convicção de que prevenir é sempre o caminho mais eficaz e humano. Para mim a medicina vai muito além dos consultórios e das cirurgias. Ela também é uma ferramenta capaz de devolver dignidade, confiança e esperança para as pessoas”, perorou Rego.
Após receber o Certificado do Mérito Legislativo, a dermatologista Ana Flávia Oliveira discursou na condição de representante de todos os homenageados. A médica salientou que receber o reconhecimento ofertado pelo Legislativo goiano é uma grande alegria para todos os profissionais, mas também implica responsabilidade.
Ela reiterou que o exercício da medicina é uma vocação e um chamado para servir ao próximo, oferecendo não apenas conhecimento, mas, principalmente, acolhimento, escuta ativa e esperança.
A profissional afirmou que o reconhecimento é recebido, não de forma individual, mas com um reconhecimento de toda uma categoria que trabalha pelo próximo. “Em nome de todos os homenageados, agradeço profundamente por esse gesto de reconhecimento. Às vezes nós precisamos disso. Renovamos nosso compromisso de seguir atuando com ética, humanidade e responsabilidade. Sempre em favor da saúde e da vida.”