Agentes comunitários de saúde recebem reconhecimento em sessão solene promovida por Dr. George Morais

Por proposta do deputado Dr. George Morais (PDT), o Parlamento goiano homenageou agentes comunitários de saúde em sessão solene na noite dessa terça-feira, 14, no Auditório Carlos Vieira. A iniciativa reconheceu a contribuição dos trabalhadores na condução do Programa Despertar, criado pelo parlamentar e pela deputada federal Flávia Morais (PDT) para promover o rastreamento e a prevenção do câncer de tireoide em todo o Estado.
Os agentes de saúde foram agraciados com o Certificado do Mérito Legislativo e, ainda, com a Comenda Zildinha, concedidos pelo gabinete de George Morais. Outras 23 pessoas receberam a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira e a prefeita de Água Fria de Goiás, Virgínia Angélica Santos Castro (PP), foi condecorada com o Título de Cidadania Goiana.
A homenagem foi em reconhecimento ao papel fundamental de profissionais que fazem a ponte entre o programa Despertar e as famílias goianas, levando informação, prevenção e cuidado até as comunidades. Segundo George Morais, o sucesso do programa só é possível graças à dedicação dos agentes comunitários de saúde. “São eles que chegam às casas, orientam as famílias e fazem o cadastro dos pacientes que aceitam nosso convite para realizar o exame de prevenção. Graças a esse trabalho, conseguimos alcançar quem mais precisa. Nosso propósito é salvar vidas por meio do diagnóstico precoce.”
A sessão foi presidida por Morais, que teve ao seu lado na mesa diretiva: o vice-governador do Estado, Daniel Vilela (MDB); a deputada federal Flávia Morais; o superintendente de Gestão Integrada da Secretaria de Estado da Saúde, Thalles Ávila; e os prefeitos de Água Fria de Goiás, Virgínia Angélica Castro; de Amaralina, Dásio Marques Ferreira (PDT); de Aragarças, Delegado Ricardo Galvão (UB); de Avelinópolis, Dr. Antonio (PL); de Baliza, Ilson Pereira (PDT); de Doverlândia, Amilcar Machado Pereira Júnior (MDB); de Itaguaru, Joaquim Fernando Araújo (PDT); de Bom Jardim, Edio Navarini (Podemos); e de Cachoeira de Goiás, Maicom Pereira (PSB).
Também compuseram a mesa os prefeitos: de Cavalcante, Vilmar Kalunga (PSB); de Cidade Ocidental, Luís Gonzaga Viana Filho (PP); de Formoso, Halison Macêdo (UB); de Montividiu, Edson Bueno Coutinho (PSB); de Novo Brasil, Gabriel de Castro (UB); de Palestina de Goiás, Altenias Gonçalves de Sousa (UB); de Aparecida do Rio Doce, Edy Carlos Gonçalves (MDB); de Quirinópolis, Anderson de Paula Silva (PDT); de Santa Bárbara de Goiás, Job Martins dos Reis (PDT); de Teresina de Goiás, Kleverton Mello (UB); de Brazabrantes, Márcio Tuca (UB); o representante da Universidade Federal de Goiás, Rui Gilberto Ferreira; a gerente de arte e educação da Secretaria de Estado da Educação, Luz Marina de Alcântara; e o vereador por Goiânia Juarez Lopes (PDT).
Emendas
Ao iniciar seu discurso, George Morais anunciou a destinação de R$ 3 milhões, em emendas parlamentares, para a aquisição de 500 bicicletas elétricas, que serão doadas aos agentes comunitários de saúde que mais se destacarem em seus municípios. Para garantir maior transparência no processo, os recursos foram enviados à Secretaria de Estado de Saúde, que ficou responsável pela compra.
O deputado destacou que a meta do Programa Despertar, para 2025, é a realização de 100 mil exames de rastreamento do câncer de tireoide, em todos os municípios goianos, sendo que, até agora, já foram feitos, 66 mil diagnósticos. Ele lembrou que esse resultado se deve à aprovação da Lei 22.702, originária de um projeto de sua autoria, que instituiu a Campanha Estadual de Prevenção ao Câncer de Tireoide. De acordo com o deputado, após a sanção da lei, ele decidiu que ele mesmo deveria tirá-la do papel.
Após a primeira experiência de realização dos exames, os casos suspeitos foram encaminhados para biópsia, em um evento em parceria com o Hospital das Clínicas da UFG. Nesse dia, mais de 300 pessoas, de todo o Estado, compareceram ao local. Foi ali que ele percebeu que tinha que reformular o programa. O parlamentar buscou então uma parceria com um laboratório particular, que estabeleceu um valor abaixo do cobrado no mercado, de forma que pudesse ser pago com os salários dele e da deputada federal Flávia Morais. Com esse novo modelo, hoje, os resultados das biópsias ficam prontos em oito dias e são enviados direto para o celular dos pacientes.
O parlamentar ressaltou que muitos casos de câncer de tireoide já foram detectados precocemente, pelo programa, possibilitando o tratamento e muitos pacientes já estão curados.
Busca ativa
Como os tumores de tireoide são assintomáticos, é preciso fazer uma busca ativa da população para realizar os exames. É aí que entram os agentes comunitários de saúde. “Para poder chegar na ponta, na base, nós procuramos quem está mais próximo do povo, aquele que está no dia a dia. E quem são essas pessoas? Os agentes comunitários de saúde. Então eu quero parabenizar e agradecer a todos. É uma justa homenagem”, sublinhou Morais.
Em seguida, foi exibido um vídeo destacando a figura da ex-prefeita de Doverlândia Zilda Rezende de Araújo Machado, a Zildinha, que começou a vida pública como agente comunitária de saúde. Ela morreu em 2019, após um acidente em uma cavalgada, no município. A ex-agente deu nome à comenda concedida pelo gabinete de George Morais.
Ao finalizar sua fala, o deputado homenageou o vice-governador Daniel Vilela, entregando a ele um quadro com uma foto do jovem político.
Ao iniciar seu discurso, Daniel Vilela afirmou que se compromete a integrar o governo do Estado ao Programa Despertar. Ele disse que atendeu ao convite de George de Morais e compareceu, na condição de representante do governador Ronaldo Caiado (UB), para ampliar o reconhecimento, estendendo ao Governo de Goiás, a homenagem feita aos agentes, que são trabalhadores que conhecem, têm a confiança das famílias e transformam a vida das pessoas. “Portanto, nossas homenagens a esse trabalho importante, dedicado e que faz com que Goiás seja também uma referência na saúde pública em nosso país”, afirmou Vilela.
A deputada Flávia Moraes elogiou Dr. George Morais pela iniciativa de homenagear homens e mulheres que cumprem sua missão com amor, seja na atuação política, seja como agentes públicos ou simples cidadãos. “Conseguimos diferenciar aqueles que atuam por amor, que atuam pelo salário ou por obrigação”, destacou.
A parlamentar elogiou o grupo seleto de homenageados que foram celebrados na noite, estendendo seus parabéns a todos os presentes. “Fico muito feliz em ver tantos agentes de saúde e comunitários sendo homenageados nesta noite pelo deputado George. Celebro ainda a aprovação da PEC-14, que é um reconhecimento especial ao trabalho dos agentes comunitários, ao conceder aposentadoria especial e exclusiva, através de muita luta e perseverança. Deixo aqui meu apoio e minha defesa dos agentes de saúde”, finalizou Flávia Moraes.
Na sequência, a prefeita de Água Fria de Goiás, Virgínia Angélica Santos Castro, recebeu, das mãos dos dois parlamentares, o diploma que a torna, por lei e mérito, cidadã goiana. Em seguida, foi a vez dos agraciados com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira receberem suas comendas e, por fim, foram entregues o Certificado do Mérito Legislativo e as comendas ofertadas pelo gabinete do parlamentar.
Programa Despertar
Criado no início de 2025, o Programa Despertar leva uma clínica móvel equipada a municípios de todas as regiões do Estado, onde o próprio George Morais realiza ultrassonografias gratuitas da tireoide nos moradores. Quando identificados nódulos suspeitos, o deputado realiza o procedimento de punção aspirativa por agulha fina (PAAF), coletando o material para biópsia, que é analisado pelo Laboratório Núcleo. Em até oito dias, o paciente recebe o diagnóstico e, se confirmado o câncer, é encaminhado para tratamento especializado.
Desde o lançamento, o programa já percorreu cerca de 200 municípios e realizou mais de 45 mil ultrassonografias, consolidando-se como uma das maiores ações de prevenção ao câncer em Goiás.
Além do Despertar, o casal de parlamentares também coordena o tradicional Saúde em Movimento, que há quase três décadas oferece mais de dez tipos de ultrassonografias gratuitas à população goiana. Somados, os dois programas já ultrapassaram 80 mil exames realizados em 2025, impactando diretamente a vida de milhares de pessoas em Goiás.