Ícone alego digital Ícone alego digital

Audiência pública sobre biomas marca lançamento de e-book e plataforma de pesquisa ambiental

12 de Novembro de 2025 às 09:34

Tem início, na manhã desta quarta-feira, 12, na Sala das Comissões Júlio da Retífica, audiência pública para debater os biomas brasileiros. O evento, por iniciativa do presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Antônio Gomide (PT), reúne pesquisadores, representantes de instituições de ensino e autoridades ambientais, e será também palco para o lançamento de um e-book e de uma plataforma digital voltada à pesquisa e à educação ambiental.

A mesa de trabalhos é composta por Gomide, que conduz o evento, e por representantes de instituições de ensino e pesquisa com atuação destacada na área ambiental, como a professora Elaine Silva, coordenadora do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig), da Universidade Federal de Goiás (UFG); e pela professora Nicali Bleyer, diretora do Instituto do Trópico Subúmido da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Participaram da mesa, ainda, o ex-prefeito de Goiânia e ex-deputado Pedro Wilson; e o professor Manuel Ferreira, diretor do Centro de Excelência em Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado (Cempa-Cerrado) e pesquisador da Lapig/UFG, o representante da rede MapBiomas, Laerte Ferreira e a vice-diretora do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Ana Paula de Oliveira.

Promovido em parceria com a UFG, o evento conta com a apresentação técnica e científica do Lapig, que apresentará um panorama detalhado dos seis biomas existentes no país. A proposta, segundo o parlamentar, é reunir informações qualificadas que possam subsidiar políticas públicas e fortalecer a atuação do Estado na preservação ambiental. “Nós vamos fazer um debate aberto, com apresentação técnica e científica sobre o acompanhamento dos biomas brasileiros, trazendo informações qualificadas para subsidiar políticas públicas”, explicou Gomide.

No encontro, será lançado um e-book e uma plataforma digital que visam ampliar o acesso público a informações ambientais e fortalecer ações de educação ambiental conduzidas pela Assembleia Legislativa. “Será uma ferramenta interativa que vai facilitar o acesso à boa informação e contribuir com o processo de educação ambiental que esta Casa se propõe a fazer de maneira séria, responsável e baseada na ciência”, destacou o parlamentar.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.