José Machado sugere título de cidadania a mineiro atuante no Judiciário goiano
Em mais uma iniciativa para homenagear pessoas que contribuem para o desenvolvimento social e cultural de Goiás, o deputado José Machado (PSDB) protocolou o projeto de lei nº 29.231/25 na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), para conceder o Título Honorífico de Cidadania Goiana ao mineiro Roney Augusto Nogueira Reis.
O título de cidadania é uma distinção concedida pela Alego a indivíduos não nascidos no estado, mas que, por meio de ações relevantes, adotam Goiás como sua terra de coração e contribuem significativamente para seu progresso.
Machado anota em sua proposta que Reis, nascido em Divinópolis (MG), mudou-se para Goiás em 2003, iniciando uma nova etapa de sua trajetória profissional e pessoal. No mesmo ano, foi aprovado no concurso público para o cargo de escrevente judiciário, sendo lotado na
Comarca de Pirenópolis, onde construiu carreira no Poder Judiciário goiano.
Movido pelo desejo de aprofundar seus conhecimentos jurídicos e ampliar sua capacidade de atuação na área, ingressou no curso de Direito da Universidade Fibra, em Anápolis, formando-se em dezembro de 2015. Dando continuidade à sua formação acadêmica, especializou-se em Direito Processual, concluindo a pós-graduação em 2017. O compromisso com o aprimoramento profissional o levou ainda mais longe: atualmente, Roney Reis é mestrando em Direito Internacional pela MUST University, sediada em Boca Raton, Flórida, nos Estados Unidos.
O projeto foi encaminhado para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde será designado à relatoria parlamentar.