Primeiro curso de pós-graduação da Escola do Legislativo forma 100 alunos do próprio Parlamento e da sociedade em geral
Seminário científico de apresentação de trabalhos de conclusão de curso (TCC), na noite dessa terça-feira, 18, marcou a conclusão do primeiro curso de pós-graduação promovido pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). Cem alunos, divididos em duas turmas, cumpriram as 437 horas/aula do curso “Poder legislativo e direito parlamentar”, divididas em 18 disciplinas e receberão os diplomas no próximo mês.
No seminário, foram apresentados os dez trabalhos de conclusão do curso que obtiveram as maiores notas, sendo que seis deles tiraram nota máxima. O curso teve a duração de 13 meses e foi dividido em duas turmas. Uma delas voltada para servidores do Legislativo Estadual e outra aberta para a população em geral.
Secretária de Qualificação e Aprimoramento e coordenadora da pós-graduação da Escola do Legislativo, a professora Márcia Carvalho informa que o curso foi implementado a pedido do presidente Bruno Peixoto (UB) para contribuir com a qualificação dos servidores do Legislativo e, além disso, dar oportunidade a pessoas da sociedade cursarem uma pós-graduação sem qualquer custo. “É um marco para a Escola do Legislativo e um marco dessa gestão, que vai ficar na história do Legislativo. Um momento muito marcante, até porque é a primeira vez que a Assembleia Legislativa, através da Escola do Legislativo, tem um curso assim, reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação, registrado no Ministério da Educação e destinado totalmente gratuito aos nossos alunos”, afirmou.
Márcia Carvalho ressaltou a qualidade do curso oferecido, com aulas ministradas por 22 professores, sendo que 85% deles são mestres, doutores ou pós-doutores. Procuradores do Legislativo Estadual, promotores e juízes federais estiveram entre os professores da pós-graduação.
Sonho
O assessor da Secretaria Pedagógica da Escola do Legislativo, Aluysio Antônio de Menezes Vidal, estava entre os alunos selecionados para apresentar os trabalhos. Para ele, cursar uma pós-graduação foi a realização de um sonho. “Quando eu soube do curso, fiquei fascinado. Foi a oportunidade que estava esperando e, além de tudo, com esse nível. Professores e orientadores de alto gabarito. Superou minhas expectativas e agora já quero fazer outras pós-graduações”, ressaltou.
A analista legislativa Denyse Freitas também estava satisfeita de poder fazer especialização em uma área relacionada ao trabalho que desempenha e oferecida pela própria Casa. “Destaco a qualidade do corpo docente, todos os professores são referência em seus campos, o que contribuiu bastante com a qualidade do curso. Como sou da área da comunicação, foi uma ótima oportunidade para aprofundar meus conhecimentos no estudo do direito e me capacitar para exercer a minha função como servidora do Legislativo”, enalteceu.
Com a conclusão das primeiras turmas, Márcia Carvalho já projeta as novidades para o ano que vem: “Investir em educação, investir em conhecimento, é o que se pode fazer de melhor. E depois que você começa não pode parar. Há alunos pedindo mestrado. E, no ano que vem, podem aguardar que novos editais serão aí divulgados e outros cursos acontecerão”.
A diplomação dos alunos será dia 18 de dezembro em solenidade no Plenário Iris Rezende Machado, espaço central do Parlamento goiano.