Ícone alego digital Ícone alego digital

Leis sancionadas criam datas celebrativas de conscientização e de reconhecimento

26 de Novembro de 2025 às 06:55

A Governadoria validou três projetos vindos da Assembleia Legislativa de Goiás para criar datas celebrativas no Estado: Dia Estadual do Agente de Defesa Ambiental, Dia Estadual da Conservação do Cerrado no Estado de Goiás e Dia Estadual da Indústria Farmacêutica.

Meio ambiente

A oportunidade anual para conscientizar a sociedade sobre a importância ecológica, cultural e socioeconômica do Cerrado, assinada por Antônio Gomide (PT), consta na Lei Estadual nº 23.840, de 14 de novembro de 2025 e será em 5 de junho.

O objetivo é estimular ações de preservação, recuperação e uso sustentável dos recursos naturais do bioma; fomentar atividades educativas, culturais e científicas que valorizem o Cerrado e suas comunidades tradicionais; e incentivar a implementação de políticas públicas voltadas ao tema.

Para alcançá-los, o Executivo poderá realizar, além dos eventos já mencionados, atividades de reflorestamento com espécies nativas e ações de incentivo à pesquisa científica e ao desenvolvimento de tecnologias sustentáveis relacionadas ao tema.

Analogamente, a Lei Estadual nº 23.832, de 14 de novembro de 2025 corresponde à data para homenagear os profissionais responsáveis pela proteção do meio ambiente e pelo desenvolvimento sustentável.

A iniciativa é de Lucas do Vale (MDB) e está marcada, anualmente, para 6 de junho. Na justificativa do projeto aprovado pelo Parlamento goiano, o deputado destacou que o agente de defesa ambiental “desempenha um papel fundamental no monitoramento, na fiscalização e na implementação de práticas sustentáveis que garantem o equilíbrio e a saúde do nosso meio ambiente".

Vale completou: "Eles são os responsáveis pela orientação pública, ensinando e inspirando comunidades a adotar práticas que preservam nosso ecossistema para as gerações futuras, se dedicando em defender o meio ambiente e proporcionar a sustentabilidade".

Ambas as datas foram incluídas no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás.

Progresso econômico

Enquanto isso, Talles Barreto (UB) pretendeu reconhecer a relevância estratégica do setor farmacêutico para o desenvolvimento econômico, social e científico de Goiás. Nesse sentido, o parlamentar é o responsável pela Lei Estadual nº 23.858, de 19 de novembro de 2025.

Segundo o parlamentar, a novidade condecora não apenas a história dessa atividade no Estado, mas também a sua contribuição contínua para a geração de empregos qualificados e para o fortalecimento da economia local. A celebração ocorrerá, todos os anos, em 31 de maio.

“A indústria farmacêutica goiana é uma das mais expressivas do país. É um setor que emprega milhares de profissionais altamente capacitados, como farmacêuticos, químicos, engenheiros e biotecnologistas, promovendo desenvolvimento e inovação”, observou Barreto.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.