Ícone alego digital Ícone alego digital

Alunos de colégio da capital participam de projeto de imersão no Legislativo

25 de Novembro de 2025 às 17:30
Crédito: Will Rosa
Alunos de colégio da capital participam de projeto de imersão no Legislativo
Projeto recebe os alunos do Colégio Estadual Robinho Martins de Azevedo

A sede do Parlamento de Goiás recebeu, nesta terça-feira, 25, a visita de estudantes do Colégio Estadual Robinho de Azevedo. A ação integra o cronograma do Projeto Deputado e Deputadas do Futuro, iniciativa que tem por finalidade promover a aproximação entre os estudantes e o Poder Legislativo.

O programa oferece aos participantes a oportunidade de conhecer as dependências da Casa de Leis e inclui explanações sobre o funcionamento do Parlamento e sobre as atribuições dos deputados estaduais. O projeto somou diversas edições ao longo do ano e, nesta ocasião, recebeu turmas do ensino médio.

A servidora Adriana Abdala ministrou o conteúdo programático aos alunos, adequando linguagem e temas conforme a faixa escolar. Ela também simulou com os estudantes o processo de votação de matérias legislativas. Durante a permanência na Alego, o grupo acompanhou parte de uma sessão ordinária no Plenário Iris Rezende e observou os trabalhos legislativos no espaço de deliberação da Assembleia.

Carlos Almeida Viana, integrante do corpo discente, avaliou a experiência de forma positiva. Ele ressaltou a importância de inserir os estudantes no ambiente em que as leis são formuladas e decisões sobre políticas públicas são tomadas. “Essa iniciativa é maravilhosa, trazer a escola para dentro de onde se fazem as leis estaduais, lugar onde se tomam muitas decisões de políticas públicas. É fundamental para a gente entender, mais de perto, como esse processo se desenrola, como funciona”, afirmou.

O estudante acrescentou que a vivência facilita a compreensão do processo legislativo e desperta interesse pela atuação política. “Conhecer de perto desperta e nos motiva a seguir por esse caminho”, disse. Ele também destacou que a palestra contribuiu para compreender melhor os Três Poderes e a aplicação da democracia no Brasil e no Estado.

Ao final da visita, os estudantes receberam o Certificado da Escola do Legislativo, comprovando a participação no projeto.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.