Criação de biblioteca virtual, intitulada “Goiás Lê”, é avalizada por comissão
De autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB), o projeto de lei nº 19543/25, que visa à instituição da Biblioteca Virtual "Goiás Lê" e à criação do Sistema Estadual de Bibliotecas Virtuais, teve o parecer favorável apresentado pelo deputado Cairo salim (PSD) aprovado nesta quinta-feira, 27.
Trata-se, conforme o texto, de uma plataforma digital de acesso público e gratuito a livros, documentos e demais obras literárias, científicas, técnicas e culturais, sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).
De acordo com a propositura, a iniciativa integra a política estadual de fomento à leitura, cultura e educação, contribuindo para a democratização do acesso ao conhecimento e para o desenvolvimento cultural do Estado de Goiás.
“A biblioteca virtual representa instrumento fundamental para consolidação de Goiás como estado de referência nacional em educação e cultura”, frisa o autor da proposta, em sua justificativa.
Segundo Cruvinel, “a articulação entre excelência educacional e inovação tecnológica posiciona o Estado na vanguarda das políticas públicas de democratização do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades sociais e regionais”.