Reconhecimento e inclusão no calendário oficial da Festa da Mangaba recebem primeira validação em Plenário
A Festa da Mangaba, no município de Niquelândia, é tema de iniciativas legislativas em duas matérias, assinadas em conjunto pelo presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), e pelo deputado Cristóvão Tormin (PRD).
A primeira pauta, contida no processo nº 20892/25, pretende incluir o festejo no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás. O Plenário da Casa de Leis aprovou, em primeira instância, o projeto de lei com 21 votos favoráveis.
Também recebeu a primeira anuência do Plenário a proposta nº 20893/25, que reconhece a Festa da Mangaba como Patrimônio Cultural Imaterial Goiano. A proposta recebeu 21 votos favoráveis e foi a última a receber validação nesta semana de trabalhos legislativos.
Festa da Mangaba
O evento, que homenageia um dos frutos mais simbólicos do Cerrado goiano, é realizado anualmente no segundo fim de semana de novembro, em Niquelândia. Segundo os legisladores, a festividade promove a preservação ambiental, a identidade cultural e o fortalecimento da economia local, além de contribuir para a educação patrimonial e o turismo sustentável.