Ícone alego digital Ícone alego digital

Auditores do TCE-GO e do TCM-GO e vice-governadora do DF são condecorados em sessão proposta por Virmondes Cruvinel

27 de Novembro de 2025 às 17:10
Crédito: Hellenn Reis
Auditores do TCE-GO e do TCM-GO e vice-governadora do DF são condecorados em sessão proposta por Virmondes Cruvinel
Sessão solene de entrega do Certificado do Mérito Legislativo

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), por iniciativa do deputado Virmondes Cruvinel (UB), realizou na tarde desta quinta-feira, 27, sessão solene em reconhecimento ao papel dos auditores de controle externo do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) e do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO). Na oportunidade, foram entregues Certificados do Mérito Legislativo a profissionais que se destacaram nos órgãos, além da Medalha Pedro Ludovico Teixeira, a mais alta honraria do Parlamento goiano, para a vice-governadora do Distrito Federal (DF), Celina Leão Hizim Ferreira (PP).

Fizeram parte da mesa diretiva, além de Cruvinel o presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB); o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Emílio Bittar; a vice-governadora do DF, Celina Leão Hizim Ferreira; a vice-prefeita de Goiânia, Coronel Cláudia (Avante); o secretário de Estado da Retomada, César Moura; o conselheiro Saulo Marques Mesquita, representante do presidente do TCE-GO, conselheiro Helder Valin; o presidente do TCM-GO, conselheiro Joaquim de Castro; o presidente do Sindicato dos Servidores do TCE-GO, Marcos Perillo; a presidente da Associação de Auditores de Controle Externo do TCM-GO, Valéria Sampaio, e a vereadora Rose Cruvinel (UB).

Ao iniciar os trabalhos, Virmondes Cruvinel expressou sua felicidade em prestar homenagem aos auditores externos do TCE-GO e do TCM-GO, lembrando que a Assembleia Legislativa recentemente aprovou a criação do Dia Estadual do Auditor de Controle Externo. “Temos acompanhado esse trabalho de maestria desses servidores. Saibam que essa homenagem é, também, um compromisso dessa Casa para fortalecer os mecanismos de controle e quem zela pelo patrimônio público”, disse.

Além disso, o parlamentar frisou a relevância do trabalho dos auditores fiscais ao garantirem transparência, legalidade e responsabilidade na aplicação dos recursos que pertencem à sociedade. “O trabalho técnico, muitas vezes silencioso, é fundamental para fortalecer a gestão pública, orientar municípios e assegurar que cada investimento esteja alinhado ao interesse coletivo”, destacou. 

Cruvinel ressaltou, ainda, sua satisfação ao homenagear Celina Leão. “Há momentos da vida pública que celebramos histórias que mudam vidas e iluminam caminhos. Hoje rendemos uma homenagem a uma mulher cuja trajetória não se mede apenas por feitos, mas pela força silenciosa com que transforma e toca. Ela compreende que governar é também cuidar. Sua trajetória pública demonstra firmeza, capacidade de articulação e comprometimento com o desenvolvimento do nosso Estado. Celina tem exercido um papel fundamental para uma gestão mais integrada, moderna e sensível às necessidades da população”, afirmou.

Respeito e sinergia

Em seguida, o conselheiro Joaquim de Castro falou da honra e da satisfação em poder participar da homenagem aos auditores de controle externo do TCM-GO e do TCE-GO que são, segundo ele, o coração das instituições. “É um prazer imenso poder dizer isso de público: vocês transformam números em essência de políticas públicas e melhoram a vida do cidadão. O sentido maior dos tribunais de contas é melhorar a vida da população e vocês, auditores, são parte fundamental disso”, elogiou.

O conselheiro Saulo Marques Mesquita, ao representar o TCE-GO, falou do papel da instituição na efetivação das políticas públicas do Estado, que, muitas vezes, de acordo com ele, é incompreendido. “Trata-se de instituições que não se colocam na cadeira do gestor. Não é papel dos tribunais, reivindicarem papéis que não lhes tocam. Nós respeitamos os mandatos recebidos pelos gestores do Poder Executivo e do Legislativo, estando ao seu lado, ajudando e contribuindo para que a finalidade pública seja atendida, beneficiando a população na ponta. No sistema de controle, pensando na legalidade, na efetividade e na economicidade dos atos de gestão, temos nosso protagonismo. Esse é o mote do tribunal moderno. Para o gestor de má-fé, atuamos com firmeza e ao rigor da lei, já para o gestor de boa-fé, o tribunal de contas está ao seu lado, mostrando o caminho”, enfatizou.

Maior honraria goiana

Agraciada com a Medalha Pedro Ludovico Teixeira, a vice-governadora do DF, Celina Leão, afirmou que, enquanto parlamentar por quatro mandatos e hoje no Executivo, já recebeu muitas homenagens, mas que a desta tarde é uma das mais especiais. “É uma honra muito grande estar na mesma sessão solene que os auditores fiscais externos, que executam um trabalho muito importante de integralidade. Recebo com muita honra essa medalha que toca minha história, minha identidade e meu coração. Muito obrigada, deputado Virmondes”, agradeceu.

“Goiás me ensinou aquilo que carrego todos os dias: força, simplicidade, coragem e fé. É desta terra que eu venho, me orgulho e nunca me afastei, mesmo quando a vida me levou ao Distrito Federal. Ao receber esse título, lembro-me do ex-governador Iris Rezende, amigo da minha família, cuja amizade marcou minha vida e meu destino. Cora Coralina, símbolo da força da mulher goiana, disse: 'Sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores'. Muito obrigada”, finalizou a vice-governadora.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.