Reconhecimento da Procissão dos Penitentes recebe aval de constitucionalidade
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) deu sinal verde ao projeto de lei nº 9070/25, de autoria do deputado Antônio Gomide (PT), que inclui a Procissão dos Penitentes, também conhecida como "Procissão das Almas", no calendário oficial de eventos culturais e religiosos de Goiás. A matéria busca também o reconhecimento do evento religioso como patrimônio imaterial goiano.
Realizada tradicionalmente na Quinta-Feira Santa, com encerramento na madrugada da Sexta-Feira Santa, na cidade de Goiás, a Procissão dos Penitentes é destacada como uma das celebrações mais emblemáticas da Semana Santa na antiga Vila Boa. A manifestação cultural e religiosa reúne fiéis vestidos de branco e encapuzados, que percorrem as ruas históricas ao som de ladainhas e cânticos fúnebres, em um ato de súplica pelas almas dos falecidos.
Em sua justificativa, Gomide ressalta a rica história e o profundo significado cultural e religioso da procissão. Com raízes europeias que remontam ao período pós-peste negra e adaptação ao contexto brasileiro durante o ciclo do ouro, a Procissão dos Penitentes é apresentada como um "símbolo vivo da história, da fé e da cultura goiana".