Ícone alego digital Ícone alego digital

Em sessão solene na noite dessa 3ª-feira, Assembleia Legislativa honrou líderes evangélicos com entrega de comendas

03 de Dezembro de 2025 às 06:50
Crédito: Hellenn Reis
Em sessão solene na noite dessa 3ª-feira, Assembleia Legislativa honrou líderes evangélicos com entrega de comendas
Sessão solene extraordinária de entrega da Comenda Bispo Abigail Carlos Almeida

Em sessão solene realizada na noite dessa terça-feira, 2, no Plenário Iris Rezende Machado, o Parlamento goiano homenageou bispos, pastores e obreiros de diversas denominações evangélicas, com a entrega das comendas Bispo Abigail Carlos de Almeida e Pastor Albino Gonçalves Boaventura. As condecorações foram criadas nesta legislatura, com o objetivo de reconhecer líderes evangélicos que tenham prestado relevantes serviços ao Estado de Goiás, em especial, na área social. A sessão foi proposta em conjunto pelo presidente da Casa de Leis, Bruno Peixoto (UB), e pelo deputado Henrique César (Podemos).

Peixoto presidiu a solenidade e teve ao seu lado na mesa diretiva: Henrique César; o representante do Tribunal de Justiça de Goiás desembargador Wilson da Silva Dias; a pastora e esposa de Henrique César, Priscila César Carmo; a vereadora por Goiânia Leia Klebia (PSC), no ato representando a Câmara Municipal de Goiânia; o primeiro vice-presidente da Assembleia de Deus Campo de Campinas, pastor Samoel César da Cruz; o vice-prefeito de Aparecida de Goiânia, João Campos (Podemos); o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Goiás (Emater), Rafael Gouveia; o pastor Odilon Joares da Silva; o assessor-técnico em Gestão de Saúde da Alego, Dr. Gian; e o primeiro vice-presidente da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, vereador Rogério Almeida (MDB).

Também estiveram presentes os deputados Veter Martins (UB), Delegado Eduardo Prado (PL), Dra. Zeli (UB), Lineu Olímpio (MDB), Wilde Cambão (PSD), Paulo Cezar Martins (PL), Cairo Salim (PSC), e a vereadora por Goiânia, também pastora, Aava Santiago (PSDB).

Ao saudar os presentes, Bruno Peixoto ressaltou a satisfação em receber o público evangélico na Casa do Povo. Ele contou que, apesar de ser católico, fez questão de deixar como legado da sua presidência uma homenagem ao segmento evangélico. “Conversando com o Henrique César para encontrarmos uma maneira de homenagear esses homens e mulheres que evangelizam, que têm cuidado com as pessoas, que têm mostrado o caminho, o nosso único caminho do nosso senhor Jesus Cristo, e ele me disse 'Vamos apresentar a comenda pastor Albino e pastor Abigail'. Eu respondi 'Você tem razão'”.

Histórias de vida

O presidente do Legislativo goiano lembrou que as condecorações, apesar de singelas, simbolizam a história dos homenageados. “Atrás desse certificado tem um currículo, tem uma prestação de serviço, tem uma história de vida, e cada um de vocês é merecedor dessa honraria.”

Em seguida Henrique César fez uso da palavra. Ele iniciou agradecendo ao presidente Bruno Peixoto por olhar com carinho para as religiões evangélicas, e aos pares, que aprovaram as comendas. E destacou, ainda, que cada um dos 41 deputados pôde apontar uma pessoa a ser homenageada, portanto os escolhidos são religiosos que têm uma trajetória de muita relevância. “Estão aqui pessoas que foram selecionadas com muito critério, com muito carinho, com muito cuidado. Sabemos a importância, a relevância (delas) para o segmento evangélico, para a expansão do reino de Deus.”  

A dupla de cantores gospel Enoque e Denise fez a parte musical do evento, interpretando dois hinos do repertório evangélico. E também soltou a voz o deputado Henrique César, que também integra o ministério musical da igreja onde congrega. Além de acompanhar a dupla em mais um número musical, César também interpretou uma música, acompanhando do violonista Wendel.

O primeiro vice-presidente da Assembleia de Deus Campo de Campinas, pastor Samoel César da Cruz, recebeu a comenda Pastor Albino Gonçalves Boaventura e falou em nome dos homenageados. Referindo-se ao homem que deu nome à honraria, o religioso lembrou que ainda era criança quando Albino Boaventura chegou para presidir a Assembleia de Deus Campo de Campinas, em 1958, onde construiu grande parte da sua história.

Cruz contou que o pastor era um homem simples, mas de admirável capacidade para atrair as pessoas para perto de si, além de ser de uma grande honradez. “Todos nós que congregamos com ele, todos nós que acompanhamos a simplicidade daquele homem, todos nós temos uma admiração muito grande pela vida do pastor Albino. Era um homem simples, mas onde quer que chegasse, ele não se envergonhava de dizer: 'Eu sou pastor e você precisa ter um encontro com Deus'.”

Samoel César Cruz lembrou ainda que Boaventura tinha grande facilidade de pregar o Evangelho para todas as pessoas, desde as mais simples até as mais cultas. “Então, como todos vocês, eu me sinto muito honrado nesta noite, por ter comigo essa medalha chamada Albino Gonçalves Boaventura. Nós conhecemos a história desse homem, nós conhecemos o legado que ele deixou.”

Ajuda aos obreiros

Após receber a comenda Bispo Abigail Carlos de Almeida, o pastor Odilon Joares da Silva falou aos presentes. Ele relembrou várias passagens que teve ao lado de Abigail Almeida e destacou que uma das características do bispo foi a ajuda aos obreiros. “No estado de Goiás, há muitos obreiros aqui, muitos pastores, evangelistas, pessoas que estão lutando nessa causa do Evangelho, pregadores que levaram essa mensagem, que expandiram o reino de Deus neste estado, o bispo Abigail ajudou muitos deles, inclusive, eu.”

Um dos homenageados com a comenda Bispo Abigail Carlos de Almeida foi o fotojornalista da Agência de Notícias da Alego e também pastor evangélico Carlos Costa. Ele afirmou que se sentia lisonjeado por ter sido lembrado para receber uma honraria que leva o nome de um religioso que dedicou a vida à devoção e à fé. “Esse é um reconhecimento para nós que levamos a palavra de Deus, buscando almas, buscando vidas, que foi o que Deus deixou para nós, que Jesus deixou. É uma honra ser indicado para ser agraciado com essa comenda. Fico muito agradecido e honrado”, disse Costa.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.