Legado e trabalho das Mensageiras do Rei são destacados durante homenagem do deputado Lineu Olimpio
Em sessão solene em homenagem às Mensageiras do Rei, organização da Igreja Batista voltada à formação espiritual, moral e social de meninas entre 9 e 16 anos, o propositor da solenidade, deputado Lineu Olímpio (MDB), ressaltou a importância histórica do movimento e o impacto que ele exerce na vida de milhares de jovens em Goiás e no Brasil.
O parlamentar enfatizou que as Mensageiras do Rei “acendem luzes que seguem brilhando na vida de meninos e meninas”, reconhecendo o papel das orientadoras que atuam, com simplicidade e coragem, na formação de novas gerações. Ele relembrou que a organização teve início em 1949, fundada por uma missionária norte-americana que sonhava em criar um espaço seguro e acolhedor para meninas, promovendo seu desenvolvimento integral. Já no ano seguinte, em 1950, foi realizado o primeiro acampamento, marco para o crescimento rápido do movimento.
Ao longo das décadas, destacou Olimpio, milhares de meninas encontraram nas Mensageiras do Rei a amizade, a educação, a fé cristã, a orientação amorosa e valores que moldaram suas vidas. Ele também ressaltou a influência do trabalho das líderes e orientadoras, que deixaram um legado significativo na formação de cidadãos que hoje ocupam espaços importantes na sociedade.
O legislador fez um agradecimento especial às líderes históricas do movimento, incluindo mulheres que são referência espiritual e formadoras de gerações. “Uma mulher admirada, que inspira, acolhe e guia”, afirmou, ao destacar o reconhecimento da Casa ao trabalho dessas orientadoras que dedicam tempo e amor para manter viva a missão das Mensageiras do Rei.
Patrimônio
O parlamentar lembrou que a Casa aprovou lei que declara Mensageiros e Embaixadores do Rei como patrimônio cultural imaterial de Goiás, reforçando o valor cultural e social da organização no estado. Ele também defendeu a necessidade de adequações constitucionais relacionadas ao princípio da impessoalidade, com o objetivo de permitir que atividades de evangelização possam receber apoio público dentro da legalidade.
Lineu Olimpio lembrou que Goiás sediará, em abril do próximo ano, um encontro estadual de Mensageiros, Mensageiras e Embaixadores do Rei, na cidade de Anápolis. O deputado assumiu o compromisso de destinar recursos, por meio de emenda impositiva, para viabilizar o evento. Segundo ele, os trâmites necessários para garantir a legalidade do apoio já estão sendo discutidos com lideranças do movimento.
Ao finalizar sua participação, o deputado reforçou o compromisso da Assembleia em valorizar iniciativas que fortaleçam a educação, a espiritualidade, a comunidade e os valores humanos. “Que o legado de fé, amizade, educação e missão continue vivo em cada uma de vocês”, afirmou.
O parlamentar concluiu destacando a importância de investir nas novas gerações: “O exemplo de fé, serviço e amor inspirado por todas vocês ilumina nossos caminhos e representa o futuro de Goiás”.
Integrantes da Igreja Batista
A presidente da União Feminina Missionária Batista de Goiânia, Élvia dos Santos Barros, destacou o trabalho coletivo realizado ao longo do ano e a importância da valorização da fé e do serviço comunitário. “É uma enorme alegria subir a esta tribuna representando todas as mulheres batistas do Estado de Goiás. A Bíblia nos ensina: a quem honra, honra. Esta homenagem simboliza a consagração de um projeto construído por muitas mãos, mentes e corações inspirados por Deus.”
Élvia agradeceu ao deputado Lineu Olímpio pelo reconhecimento e elogiou sua atuação. Citando o poeta alemão Bertolt Brecht (1898-1956), disse que o parlamentar está entre “os imprescindíveis”, pela dedicação às causas sociais e ao apoio às mulheres batistas.
Depois, a pedido de Olimpio, o pastor Nilton Bastos Previtali subiu à tribuna para fazer uma oração logo após a apresentação do coral composto pelas Mensageiras do Rei. Ele mencionou a organização que tem origem na Igreja Batista, clamando a Deus proteção e bênçãos às mulheres que compõem esse movimento da igreja batista e, ainda, suplicou por bênçãos aos deputados que compõem o Parlamento goiano.
Em seguida, a diretora executiva da União Feminina Missionária Batista Goiana, Maria Sebastiana, direcionou sua fala para as orientadoras que estão sendo homenageadas. “Estou lendo um livrinho que vocês já leram que se chama 'Levanta-te e resplandece'. Em sua biografia, a autora fala da sua história de vida e proponho que cada uma se inspire nessa história”, comentou. Ela também relembrou várias mulheres da organização que deixaram um legado e clamou para que todas se esforcem para também deixar um legado às meninas atendidas nesse movimento.
Apoio
Na sequência, o secretário executivo da União Missionária de Homens Batistas de Goiás, Elton Magalhães, se pronunciou. Ele ressaltou a importância das Mensageiras do Rei na formação espiritual e moral das adolescentes, valorizou o trabalho dos líderes envolvidos e reconheceu o apoio que o povo batista tem recebido por meio do mandato do deputado Lineu Olímpio. O líder falou da participação da própria filha na organização, e destacou o impacto transformador do programa e o compromisso das famílias e das igrejas com a educação cristã.
“Minha filha Sara é mensageira do Rei, tem 14 anos, e fico muito feliz de vocês estarem orientando a minha filha e todas as nossas meninas. Quero cumprimentar a todos da mesa, cada familiar que está aqui, cada pastor, cada amigo presente. Que Deus abençoe a vida de cada um. Quero cumprimentar de forma especial o meu amigo, o deputado Lineu Olímpio, um grande homem de Deus, cristão, que tem feito um trabalho excelente em todo o Estado de Goiás. Ele conhece a vida pública como poucos e tem uma trajetória ilibada", enfatizou Magalhães.
Presidente da Convenção Batista Goiana, o pastor Alonso Castro Colares Júnior ressaltou o papel da Igreja Batista e das orientadoras Mensageiras do Rei. Ele citou os cinco nobres ideais deste movimento da Igreja Batista, trazendo uma reflexão sobre as transformações que elas genuinamente ordenam no mundo. “Uma organização que educa meninas a viver em Cristo jamais poderia ser ruim para a sociedade. São jovens que querem crescer em sabedoria, na palavra de Deus, trazendo mais valores para a sociedade. Num mundo extremamente estético e sem princípios, esse movimento se destaca de forma extraordinária.”