Ícone alego digital Ícone alego digital

Iniciativa de fiscalização e sanções por maus-tratos a animais em eventos culturais consegue êxito

04 de Dezembro de 2025 às 09:43

O projeto de lei nº 24592/25, que institui a política estadual de prevenção e repressão aos maus-tratos de animais participantes de cavalgadas, desfiles e eventos similares, foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), nesta quinta-feira, 4.

A iniciativa, de autoria do deputado Gustavo Sebba (PSDB), tem o propósito de conciliar a preservação das manifestações culturais com a proteção à fauna, um dever constitucional, e objetiva reduzir a incidência de práticas abusivas. De acordo com a justificativa da matéria, busca-se fortalecer a credibilidade das manifestações culturais e garantir a permanência da tradição sem crueldade, em consonância com os valores sociais e constitucionais.

A política estadual visa à prevenção e punição de condutas contra animais utilizados em cavalgadas, desfiles e outros eventos similares realizados no território do Estado. A Lei de Crimes Ambientais estabelece como crime a prática de ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.