Dr. George Morais quer certificar hospital que atende idosos de forma humanizada
O deputado Dr. George Morais (PDT) protocolou na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o projeto de lei nº 30869/25, propondo criar o selo Hospital Amigo do Idoso, destinado a reconhecer e certificar unidades de saúde que adotem práticas humanizadas, inclusivas e qualificadas no atendimento à pessoa idosa.
Segundo a matéria parlamentar, a dignificação tem por objetivo incentivar a melhoria contínua dos serviços de saúde prestados à população idosa, promovendo atendimento humanizado e acolhedor, respeito à autonomia e às necessidades específicas da pessoa idosa, acessibilidade física, comunicacional e atitudinal, prevenção de violência, abusos e negligências e promoção da saúde, segurança e bem-estar do idoso.
Morais explica que o ambiente hospitalar, muitas vezes, não está preparado para acolher adequadamente pacientes idosos, que apresentam maior fragilidade, múltiplas comorbidades e demandas de cuidado específicas. “A adoção de práticas humanizadas, ambientes acessíveis e equipes capacitadas reduz riscos, melhora a recuperação, fortalece vínculos familiares e contribui para a dignidade da pessoa idosa.”
A matéria será encaminhada para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa, onde será distribuída para relatoria parlamentar.