Casa vai entregar cidadania goiana e honrarias de mérito a expoentes de várias áreas
Na manhã desta quarta-feira, 10, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizará sessão solene por iniciativa do deputado Delegado Eduardo Prado (PL). O parlamentar entregará quatro medalhas do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, sete títulos de Cidadania Goiana e 32 certificados do Mérito Legislativo a homens e mulheres que são expoentes nas áreas de direito, administração de empresas e em outros segmentos. A sessão solene terá lugar no Plenário Iris Rezende, a partir das 9 horas.
Receberão as comendas de mérito as seguintes personalidades: o diretor-presidente do Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob) UniCentro, médico e líder cooperativista, Diogo Mafia Vieira; o soldado do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás com trajetória marcada pela dedicação ao serviço público, Jadiel Alves do Carmo; o advogado e secretário de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa de Goiás, Michel Magul; e o presidente do Conselho de Administração do Sicoob UniCentro, Clidenor Gomes Filho, nome reconhecido nacionalmente no sistema cooperativista.
Títulos de Cidadania Goiana
Serão condecoradas com a cidadania goiana as seguintes pessoas: o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO), Alpiniano Lopes; o presidente da Sicredi Brasil Central, Celso Ronaldo Raguzzoni Figueira; o empresário Eduardo Delgado de Almeida Thó; o empresário José Nadir de Faria; a delegada Luiza Veneranda Pereira Batista Oliveira; a empresária Sibelle da Fonseca Okano; e o presidente da Sicredi Cerrado GO, Zeir Ascari.
Currículos
Segue, abaixo, breves currículos dos homenageados com o título de cidadania goiana.
Natural do município de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, Celso Figueira é bacharel em direito com MBA em gestão de empresa cooperativa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ele ocupa o cargo de presidente da Central Sicredi Brasil Central, onde exerceu papel fundamental na ampliação e fortalecimento do sistema de cooperativismo de crédito em Goiás.
Alpiniano do Prado Lopes, natural de Angical (BA) e procurador do Ministério Público do Trabalho em Goiás, tem graduação em direito pelo Centro Universitário de Brasília. Exerceu o cargo de advogado dos Correios de 1988 a 1996. É procurador do Trabalho desde 1996 e já passou pelo Ministério Público do Trabalho em Alagoas e no Rio de Janeiro. No estado nordestino, foi procurador-chefe do MPT, integrou dezenas de forças-tarefa de combate ao trabalho escravo e é coautor e colaborador de obras sobre direito do trabalho.
Natural de Volta Redonda (RJ), Almeida Thó é residente em Goiânia desde 1999 e dirige a Cimasp Indústria Mecânica, instalada no município de Santa Bárbara de Goiás desde 1994. A marca é reconhecida nacionalmente pela produção de coletores de lixo, caçambas, guindastes e tanques.
Nascido em Patos de Minas, Minas Gerais, José Nadir de Faria mudou-se para o Estado de Goiás no ano de 1962 e construiu uma carreira marcada por vasta experiência no serviço público. Sua trajetória profissional destaca-se pela dedicação em diversas áreas da administração pública e pela contribuição significativa ao desenvolvimento dos municípios onde atuou.
A delegada Luiza Veneranda Pereira Batista de Oliveira é natural de Manaus (AM) e graduada em direito pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), além de ser especialista em direito constitucional, direito processual civil, direito processual penal e criminologia. Ela presta serviços no Estado de Goiás desde 2020 e exerceu atividades nas cidades de Nova Crixás, Catalão e Aparecida de Goiânia.
A empresária Sibelle Okano é de São Paulo (SP). Ao longo de sua carreira, tem desempenhado papel fundamental na promoção da sustentabilidade e da educação ambiental em Goiás, atuando como advogada do Sindicato do Arroz da Fieg, professora da PUC Goiás e instrutora do Sebrae Nacional.
Por fim, com mais de 40 anos de dedicação ao mercado financeiro, o presidente da Sicredi Cerrado GO, Zeir Ascari, é mestre em administração de empresas e integra o Conselho de Administração da Sicredi Par, Banco Sicredi e Sicredi Fundos Garantidores. É conselheiro fiscal da OCB Goiás e da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras). Ele é natural do Estado do Paraná.