Comissão de Cultura, Esporte e Lazer aprovou mais de 40 processos em reunião ordinária realizada nesta terça-feira
A Comissão de Cultura, Esporte e Lazer reuniu-se na tarde desta terça-feira, 9, sob a condução de seu presidente, deputado Mauro Rubem (PT), para deliberar sobre diversos projetos. A reunião ocorreu na Sala das Comissões Júlio da Retífica.
Ao todo, foram aprovadas 44 matérias. Entre elas, destaca-se a proposta de autoria do deputado Ricardo Quirino (Republicanos), processo n°13696/25, que visa a incluir, no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás, o evento “Bora de Bike”, realizado em Goiânia. Com mais de 40 edições, o passeio ciclístico reúne milhares de pessoas — famílias inteiras e apaixonados por bicicleta — pelas ruas da capital. Organizado pela RecordTV Goiás desde 2012, o evento promove a prática do ciclismo e conscientiza sobre a importância da mobilidade sustentável.
Outra matéria apreciada foi o processo n°12997/23, do deputado Virmondes Cruvinel (UB), que propõe incluir a Expo Conecta Aciag, realizada anualmente em Aparecida de Goiânia, no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado. Em sua justificativa, o parlamentar explica que a Expo Conecta Aciag consolidou-se como um dos principais eventos estratégicos para o desenvolvimento empresarial de Aparecida e da Região Metropolitana de Goiânia. Organizado pela Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), o encontro reúne empresários, autoridades e líderes do setor produtivo, favorecendo integração, networking, geração de negócios e fortalecimento de parcerias comerciais.
Outro destaque aprovado foi o projeto n°10087/25, de autoria da deputada Vivian Naves (PP), que inclui, no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás, o Carnaval do município de Porangatu. Mauro Rubem afirmou que aprovar a proposta representa reconhecer e valorizar uma manifestação cultural importante para a população, especialmente às vésperas do período carnavalesco. “Registrar essa tradição nos anais da Assembleia reforça seu significado histórico e social”, declarou.
O presidente da comissão informou, ainda, que novas reuniões devem ocorrer até o fim do ano. Ele explicou que existem 18 projetos aguardando parecer dos relatores e que, caso estejam aptos a votação, a intenção é concluir, até o início do recesso, toda a pauta da Comissão de Cultura, Esporte e Lazer referente a 2025.