Ícone alego digital Ícone alego digital

Estudantes de Natinópolis participam de uma série de atividades sobre o funcionamento do Poder Legislativo

09 de Dezembro de 2025 às 16:11
Crédito: Maykon Cardoso
Estudantes de Natinópolis participam de uma série de atividades sobre o funcionamento do Poder Legislativo
Projeto recebe os alunos do Colégio Estadual Joaquim Martins Correia, distrito de Natinópolis

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) recebeu, na tarde desta terça-feira, 9, um grupo de alunos do Colégio Estadual Joaquim Martins de Natinópolis, distrito de Santa Isabel, como mais uma atividade do Projeto Deputados e Deputadas do Futuro. O encontro, no auditório 1 do Palácio Maguito Vilela, proporcionou aos estudantes uma experiência de imersão no funcionamento do Poder Legislativo.

O projeto, criado este ano, busca contribuir para o desenvolvimento da consciência de cidadania, promovendo uma aproximação entre a sociedade, por meio da comunidade escolar, fortalecendo as instituições democráticas. Nesta edição, a Casa recebeu doze alunos dos 6º, 7º e 8º anos do ensino fundamental.

A aluna Jaqueline Lima Marques compartilhou sua impressão: “A palestra com a Adriana foi muito interessante, me surpreendeu. Hoje aprendi coisas que eu nem imaginava, sobre como se faz as leis e o que um deputado faz”.  

Adriana Abdala, responsável pela palestra institucional, afirmou que o projeto tem como finalidade trazer estudantes para conhecer o Parlamento. Ela explicou que é necessário que os estudantes compreendam o processo de escolha dos representantes, a função de estar perto de quem os representa e o modo de funcionamento da instituição.

A servidora também destacou que o espaço é acessível ao público, que os estudantes podem entrar, buscar informações, observar o funcionamento e circular pelo local sempre que desejarem. Segundo Adriana, essa é a finalidade central do projeto. Ela mencionou que considera relevante a iniciativa ter sido criada pela Presidência e que se trata de uma oportunidade para os estudantes, inclusive os que são do interior, conhecerem o prédio e o ambiente Legislativo. “Eu acho louvável esse projeto ter sido instituído pelo presidente. É uma grande oportunidade para os estudantes”, afirmou.

Além da palestra, o encontro incluiu uma visita ao Plenário Iris Rezende, onde os alunos puderam acompanhar presencialmente uma sessão ordinária que estava sendo realizada no momento. Outro momento de destaque da visita foi o contato dos estudantes com o deputado Coronel Adailton (SD).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.