Homenageados destacam o crescimento de Goiás e agradecem as honrarias
Durante a solenidade na manhã desta quarta-feira, 10, outras personalidades também fizeram uso da palavra. Por iniciativa do deputado Delegado Eduardo Prado (PL), homens e mulheres receberam hoje Título de Cidadania Goiana, Medalha do Mérito Pedro Ludovico Teixeira e Certificado do Mérito Legislativo.
O secretário de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Michel Magul, agraciado com a Medalha do Mérito Pedro Ludovico Teixeira, enfatizou que mora há 15 anos no Estado e é um apaixonado por Goiânia e por Goiás. "Agradeço a Deus pela oportunidade de estar aqui, e faço menção ao deputado Delegado Eduardo Prado, homem que iniciou sua carreira política por Goiânia. Hoje o vejo aqui defendendo pautas tão importantes, na segurança, no empreendedorismo, todas elas homenageadas aqui por meio do seu mandato. O senhor é um homem que possui condições, princípios e valores para defender a família e, de fato, o cidadão de bem. E é isso que vem fazendo com excelência em seu mandato.”
Magul destacou que o ano foi muito importante para ele. “Em 2025, inauguramos a Secretaria de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa, para assessorar e ajudar todos os deputados a internacionalizar a nossa Alego. Foi uma iniciativa do presidente da Casa, Bruno Peixoto (UB), a quem agradeço a oportunidade", disse.
O gestor disse que a honraria que os homengeados recebem é motivo não apenas de honra e privilégio, mas também de responsabilidade: "Responsabilidade de servir com ética; de decidir com prudência; de jamais esquecer que a política se faz com a melhoria da qualidade de vida das pessoas e com a melhoria da qualidade do ser humano”.
Impacto
Também agraciado com a medalha, o presidente do Sistema de Cooperativa de Crédito do Brasil UnicentroBr (Sicoob), Diego Mafia Vieira, ressaltou o impacto crescente do setor na economia goiana e chamou atenção para os desafios que virão com a entrada em vigor da reforma tributária em 2026.
Vieira lembrou que, no mundo, cooperativas de crédito representam mais de 60% do sistema financeiro em países europeus e cerca de 40% nos Estados Unidos e no Canadá. “No Brasil, o setor ainda é menor, mas vem em forte expansão, alcançando 10% do sistema financeiro nacional e dobrando de tamanho nos últimos anos. Em Goiás, mais de 10% da população já integra algum tipo de cooperativa, e um terço dos goianos é diretamente impactado pelas atividades do setor. Estamos falando de quase 3 milhões de pessoas”, afirmou.
Presidente do Sistema de Cooperativa de Crédito-GO (Sicred), Zeir Ascari agradeceu o Título de Cidadania Goiana, ressaltando sua trajetória em Goiás e o papel decisivo do cooperativismo no desenvolvimento do estado. Ascari também celebrou a recente concessão da Medalha do Mérito Pedro Ludovico, destacando que as homenagens reforçam o compromisso do Sicredi com o desenvolvimento local e classificou o momento atual como “espetacular” para o cooperativismo, citando sistemas sólidos e presença consolidada em praticamente todas as regiões do país.
“O trabalho do Sicred vai além do crédito, envolvendo projetos sociais, educação cooperativista e iniciativas comunitárias. “Não oferecemos apenas soluções financeiras. Carregamos valores que promovem desenvolvimento humano e comunitário. É isso que nos move”, destacou Ascari.
O presidente da Central Sicredi Brasil Central, que recebeu o Título de Cidadania Goiana, Celso Raguzzoni Figueira, frisou que na sua caminhada de 40 anos no cooperativismo, ele tem tido a oportunidade de presenciar efetividade e a diferença nas comunidades que atua. “Tenho me dedicado, nestes anos, nessa caminhada de 40 anos no cooperativismo de crédito, ao cooperativismo que coloca as pessoas em primeiro lugar. E quis Deus que, nessa trajetória, eu encontrasse em Goiânia pessoas como você, deputado Eduardo, de quem tenho me orgulhado de falar. Muito obrigado."
Muito além
O gestor lembrou que as cooperativas de crédito vão muito além. Elas se preocupam em desenvolver as comunidades, desenvolver as pessoas, oferecer aos jovens a visão de que existe, sim, a possibilidade de viver em um mundo melhor. "Estamos presentes em todos os Estados brasileiros, levando, além de serviços bancários, a confiança de que é possível trabalhar financeiramente com nossas cooperativas e, ao mesmo tempo, promover ações sociais que melhorem a qualidade de vida das pessoas e busquem, acima de tudo, a paz.”
Por fim, o presidente do Conselho de Administração do Sistema de Cooperativa de Crédito do Brasil (Sicoob) Unicentro Br, Clidenor Gomes Filho, agraciado com o título de cidadania, destacou que o movimento cooperativista está presente em Goiás há mais de quatro décadas e se fortalece quando há diálogo com o Parlamento.
Filho elogiou o trabalho da nova geração de lideranças, especialmente de Diogo Mafia, que hoje preside a instituição e, mencionou suas raízes em Goiânia e sua trajetória de 45 anos na medicina, lembrando a fundação da Maternidade Ella, que já ultrapassou 80 mil nascimentos de bebês. "A homenagem representa uma renovação de compromisso com o desenvolvimento de Goiás, eu agradeço meus familiares, colegas e servidores desta Casa", concluiu.