Projeto da Governadoria pretende instituir o Dia Estadual da Fundação da Aldeia Bdeburè da Etnia Iny em Goiás
A Governadoria enviou à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o processo n° 31440/25, com o objetivo de instituir o Dia Estadual da Fundação da Aldeia Bdeburè da Etnia Iny, a ser celebrado anualmente em 15 de novembro. A proposta busca reconhecer oficialmente a data de criação da aldeia e incluí-la no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado.
Segundo a justificativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), responsável pela iniciativa, a matéria tem como objetivos reconhecer oficialmente a data comemorativa, promover o respeito à diversidade étnica e cultural, incentivar eventos educativos e históricos, combater o preconceito e apoiar políticas públicas voltadas à diversidade étnico-cultural e à reparação histórica.
O texto também recomenda que as instituições de ensino públicas e privadas incluam em seus calendários escolares atividades educativas sobre a história e a cultura dos povos indígenas, especialmente do povo Iny, sob coordenação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Prevê ainda que o Poder Executivo poderá promover eventos comemorativos e ações de valorização cultural em parceria com lideranças indígenas e organizações da sociedade civil.
A matéria foi aprovada pela Comissão Mista da Casa, onde foi aprovada e, agora, encaminhada para votação em Plenário.