Incentivo à literatura goiana consta de iniciativa autorizada pelo Legislativo e sancionada pelo Executivo
Aprovada na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), foi sancionada pelo governador Ronaldo Caiado (UB) e está no Diário Oficial do Estado a Lei Estadual nº 23.938, de 25 de junho de 2025, projeto de lei nº 18417/24, que institui a Política Estadual de Incentivo à Literatura Goiana.
A iniciativa, assinada pela deputada Bia de Lima (PT), objetiva a valorização da literatura produzida no Estado; o incentivo à leitura de obras de autores goianos; o acesso facilitado a essas obras; o fomento à produção literária, incentivando novos escritores e apoiando os já estabelecidos; além do estímulo ao desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o incentivo à literatura regional e a preservação da cultura literária goiana como patrimônio cultural de Goiás.
A parlamentar observou que o incentivo à leitura é uma das bases para a formação de cidadãos críticos e conscientes e disse que, ao promover a leitura de obras de autores goianos nas escolas e bibliotecas públicas, cria oportunidades para que os estudantes e a comunidade em geral tenham acesso à literatura regional e conheçam nossa história.
"Essa iniciativa não só estimula o hábito da leitura, como também fortalece o vínculo dos leitores com a cultura local. Os escritores goianos enfrentam diversos desafios para divulgar e comercializar suas obras. A falta de divulgação nos meios de comunicação e a escassez de eventos promovidos pelo estado para divulgar as obras são alguns dos obstáculos que limitam o alcance das produções estaduais. Essa lei propõe ações para apoiar esses escritores, promovendo a ampla divulgação de seus trabalhos e facilitando a interação com o público por meio de palestras, oficinas e rodas de conversa”, justificou Lima.