Ícone alego digital Ícone alego digital

Jamil Calife apresenta proposta para fazer conexão entre estudantes e universidade

16 de Dezembro de 2025 às 10:39

Com objetivo de promover a aproximação entre estudantes do ensino médio e instituições de ensino superior, públicas e privadas, visando orientação profissional, desenvolvimento acadêmico e preparação para o mercado de trabalho, o deputado Jamil Calife (PP) protocolou o projeto de lei nº 31531/25.

Segundo Calife, a universidade desempenha um papel estratégico na formação profissional e na produção de conhecimento, mas ele diz considerar que, ocasionalmente, esse potencial não se converte plenamente em benefícios diretos para a população. O legislador coloca que sua proposta busca superar essa lacuna, incentivando projetos de extensão, pesquisa aplicada, estágios supervisionados e atividades formativas que fortaleçam a relação entre teoria e prática

Se o projeto for aprovado na Casa de Leis e, posteriormente, receber sanção governamental, a proposta será denominada Política Conexão Universidade – Descobrindo Caminhos para o Futuro.

Assim, o parlamentar justifica que o programa estimulará a interdisciplinariedade, promovendo a inclusão social, de modo a contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar desafios contemporâneos. “Ao aproximar estudantes e professores das demandas locais, cria-se um ambiente favorável à inovação, ao empreendedorismo e à melhoria de políticas públicas. A implementação do Conexão Universidade representa, portanto, um investimento no desenvolvimento humano e no progresso socioeconômico”, argumentou.

A matéria será distribuída para análise e relatoria parlamentar na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.