Ícone alego digital Ícone alego digital

Aberta sessão solene em homenagem aos dez anos do Estatuto da Pessoa com Deficiência

15 de Dezembro de 2025 às 15:20

O deputado Coronel Adailton (Solidariedade) declarou aberta a sessão solene realizada na tarde desta segunda-feira, 15, no Plenário Iris Rezende, em homenagem aos dez anos de vigência do Estatuto da Pessoa com Deficiência, instituído pela Lei Federal nº 13.145.

O documento é um marco na consolidação dos direitos fundamentais e na promoção da dignidade da pessoa humana. Inspirado na convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) que pactua sobre o tema, o texto reafirma o compromisso do Brasil com uma sociedade inclusiva e acessível.

A solenidade também comemora o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado em dezembro, e destaca as conquistas, os debates e as transformações que ampliaram a percepção da sociedade sobre inclusão e direitos das pessoas com deficiência.

Mesa diretiva

Além de Adailton, no exercício da presidência, compõem a mesa diretiva: o promotor do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), João Luiz de Morais Vieira; o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Henrique Pandim Barbosa Machado; o presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Audier Silva Gomes; a vereadora por Anápolis, Capitã Elizete (PRD); e a presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência na Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO), Luciana Prudente.

E ainda: o coordenador do Núcleo Especializado em Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPEGO), Tairo Batista Esperança; a presidente da Comissão de Inclusão e Acessibilidade do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e juíza do município de Trindade, Priscila Lopes; e o secretário-adjunto de assistência da Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO), Coronel Luciano.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.