Projetos que estabelecem datas para fundações de aldeias avançam na Comissão Mista
O colegiado da Comissão Mista aprovou, por unanimidade, os relatórios favoráveis a duas matérias de autoria da Governadoria. O primeiro projeto, protocolado sob o nº 31825/25, institui o Dia Estadual da Fundação da Aldeia Carretão da Etnia Tapuia. Quanto à data escolhida, 23 de fevereiro, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) atestou que ela atende a uma demanda legítima da comunidade da Aldeia Carretão da etnia Tapuia.
Segundo a Governadoria, a escolha da data está relacionada à memória de uma importante liderança ancestral, Cacique Simão Borges Tapuia, que possui uma trajetória inspiradora para o fortalecimento da identidade, da resistência e da luta pelos direitos desse povo.
O segundo processo, protocolado sob o nº 31827/25, institui o Dia Estadual da Fundação da Aldeia Jatobá da Etnia Avá-Canoeiro em 19 de setembro. A iniciativa também é da Seds. A argumentação é de que o projeto, além de ser relevante, reconhece o papel fundamental dos povos indígenas na construção histórica, social, cultural e ambiental do Estado de Goiás, uma vez que as práticas, os saberes ancestrais e o modo de vida desses grupos moldaram, no decorrer do tempo, parte significativa da identidade goiana.