Colegiado dá sinal verde para denominação de escola em construção em Caldas Novas
Durante a reunião da Comissão Mista desta quarta-feira, 17, foi aprovado o projeto nº 32015/25, de autoria do Governo. O texto dá nome de Leodegária de Jesus a uma unidade escolar em construção no município de Caldas Novas. O prédio, em fase de acabamento, é localizado no Jardim Tangará, com previsão de início das atividades para 2026.
A nova escola deverá ofertar vagas para estudantes do sexto ao nono anos do ensino fundamental e da primeira à terceira séries do ensino médio, atendendo à demanda educacional da região e ampliando o acesso ao ensino público estadual.
A proposta também destaca a relevância da denominação do colégio em homenagem a Leodegária Brazilia de Jesus, conhecida como Leodegária de Jesus. Natural de Caldas Novas, ela foi a primeira escritora a publicar um livro em Goiás, em 1906, aos 17 anos, além de ser reconhecida como a primeira poetisa goiana.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) ressalta o simbolismo da homenageada como referência de resistência e superação da mulher negra, diante das restrições impostas no início do século XX ao acesso à educação formal e à produção intelectual.