Compliance do Legislativo encerra 2025 e celebra desempenho com selo comemorativo de 100% de mapeamento de riscos
No último encontro de 2025, o Comitê Central de Compliance (CCC) da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) apresentou os avanços para a integridade institucional e resultados alcançados ao longo do ano. O colegiado, responsável pela estruturação da gestão de riscos no Legislativo goiano, alcançou 100% do mapeamento das unidades da Alego e realizou o lançamento do selo comemorativo pela meta alcançada. O encontro, realizado nesta quarta-feira, 17, na presidência da Casa de Leis, contou com a presença do chefe do Parlamento, deputado Bruno Peixoto (UB), diretores e corpo técnico.
Peixoto agradeceu a dedicação da equipe e destacou a importância da atuação diária em prol da governança do Legislativo. Ele ressaltou a importância da contribuição para uma melhor percepção, por parte da sociedade goiana, da realidade da Casa de Leis. Aspectos ligados à ética, à transparência e à gestão estruturada, na visão do parlamentar, agora são melhor compreendidos pelos cidadãos.
“Hoje estamos entregando para a sociedade 100% do compliance no Legislativo. Não foi fácil, mas que a gente mantenha esse ritmo, essa dedicação. Não terminamos, superamos uma primeira etapa. Continuemos o trabalho”, celebrou Bruno Peixoto.
Por sua vez, o presidente do colegiado, Danúbio Cardoso Remy Romano Frauzino, enalteceu a participação da alta direção e agradeceu os esforços da equipe do Comitê ao relembrar o histórico da implementação do programa de compliance da Alego, que teve início em 2023.
“É uma grande vitória dessa gestão. As gestões evoluem, e as necessidades também. Assim como, hoje, a Assembleia Legislativa é Selo Diamante de Transparência – e isso já é algo consolidado – tenho certeza que o compliance também o será ao longo dos anos, um legado passado para as próximas gestões da Alego”, declarou Danúbio Remy.
Kelly Afiune, chefe da assessoria técnica de compliance, declarou a satisfação em ver 100% das áreas administrativas da Alego identificadas quanto aos riscos de integridade, e destacou o posicionamento da gestão, alinhada às boas práticas da governança pública.
“Assumimos um compromisso coletivo de fortalecer a cultura organizacional, aprimorar os controles internos e assegurar que cada entrega à sociedade tenha sua decisão pautada pela ética, transparência, responsabilidade e segurança jurídica”, destacou Kelly Afiune ao relatar o pioneirismo nacional da Alego.
Para ela, o sucesso do compliance na Alego é resultado do envolvimento dos diretores, os chamados proprietários de risco, com o Comitê de Compliance. Além da estruturação técnica, Kelly Afiune atribui os bons números à participação da alta direção, que construiu um ambiente seguro, eficiente e transparente. Na mesma esteira, a assessora Isabella Oliveira ressaltou a importância da estruturação realizada na Casa de Leis, que teve início com três órgãos administrativos, e alcançou todas as 32 unidades do Parlamento.
Ao fim dos trabalhos, os integrantes do Comitê Central de Compliance da Alego entregaram ao presidente Bruno Peixoto o selo comemorativo dos 100% do mapeamento de riscos institucionais. As ações do colegiado seguem com as etapas seguintes dos processos gestão de riscos, que contam com análise e monitoramento dos riscos de integridade.
Estiveram presentes no encontro o presidente Bruno Peixoto; o diretor-executivo Rubens Kirsteim Júnior; o diretor-geral adjunto, Tasso Honorato Reis Júnior; a procuradora-geral Andreya da Silva Matos Moura; o diretor de planejamento estratégico, Bruno Netto do Espírito Santo; o diretor adjunto de tecnologia da informação, Diego Mendes; e os integrantes da assessoria técnica de compliance, Kelly Afiune, Isabella Maria Lima Oliveira, Vitória Alves Teixeira, Pedro Henrique Alves Silva Reis, Elievânia de Sousa Martins, Cíntia Eliane Fávero Cerri, Marnírsia Moraes Vaz e Alex Martins Borges.