Ícone alego digital Ícone alego digital

Instituição do Dia Estadual da Natação vence última rodada de votação

18 de Dezembro de 2025 às 16:11

De autoria da deputada Rosângela Rezende (Agir), a proposição com o no 23155/25, que cria o Dia Estadual da Natação em Goiás, foi ratificada em segundo escrutínio pelo Plenário. 

A escolha do dia 16 de setembro se justifica por ser a data em que o nadador Carlos Jayme, nascido em Goiânia (GO), conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000, integrando a equipe brasileira no revezamento 4x100 metros livre. "Esta conquista representa não apenas um marco na carreira do atleta, mas também um símbolo de excelência esportiva para Goiás, projetando o nome do estado no cenário internacional da natação", escreve a parlamentar, ao justificar a matéria. 

A proposta ressalta, além dos benefícios físicos, o papel social e educacional da natação, que promove "disciplina, inclusão e oportunidades de desenvolvimento pessoal, especialmente para jovens em vulnerabilidade".

A instituição do dia comemorativo busca também incentivar a realização de eventos e campanhas em escolas e clubes, democratizando o acesso ao esporte e valorizando os profissionais da área. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.