Ícone alego digital Ícone alego digital

Festa de Maio, em Guapó, vai ser oficializada no calendário cultural, decide Plenário

22 de Dezembro de 2025 às 11:21

Foi aprovado, em primeiro turno, o projeto de lei nº 12295/25, que insere a Festa de Maio no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás. A celebração é realizada anualmente, no início do mês de maio, no município de Guapó.

Autor da proposta, o deputado Veter Martins (UB) explica que se trata de uma tradição centenária, profundamente enraizada na história e na identidade cultural da região. “A festividade, inicialmente realizada em janeiro, em homenagem a São Sebastião, foi transferida para maio devido ao atraso na construção da Igreja Matriz, inaugurada em 30 de abril de 1905. Por esse motivo, a festa passou a homenagear três santos padroeiros: São Sebastião, Santa Luzia e São José”, relatou o legislador.

Martins defende que, mais do que um evento religioso, a festa transformou-se em um verdadeiro símbolo do município de Guapó e da cultura goiana: “A festividade reúne moradores locais e visitantes de cidades vizinhas, promovendo a valorização das tradições populares e o resgate da memória coletiva. Além de seu inegável valor cultural e religioso, o evento tem um impacto social e econômico significativo. A festa, portanto, também se apresenta como um importante vetor de desenvolvimento regional”.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.