Ícone alego digital Ícone alego digital

Desempenho da Polícia Legislativa

12 de Janeiro de 2026 às 09:00
Crédito: Carlos Costa
Desempenho da Polícia Legislativa
Atuação da Polícia Legislativa

A Polícia Legislativa divulgou o balanço de 2025, com números que evidenciam a atuação na segurança do Parlamento. Foram centenas de sessões, eventos e atendimentos, além de investimentos em capacitação e logística. 

A Secretaria de Polícia Legislativa do Parlamento goiano divulgou seu balanço de desempenho referente ao ano de 2025, mostrando sua atuação na garantia da segurança e no suporte às atividades parlamentares. O secretário da jurisdição, Werlen Vieira da Silva, major veterano da Polícia Militar, destacou que o balanço é reflexo do empenho de cada servidor e servidora, “traduzido em números que apontam a garantia da ordem, da paz, da proteção e do trabalho na Assembleia Legislativa de Goiás”.

Eficiência em números

Na área de segurança, a Polícia Legislativa registrou a cobertura de 108 sessões ordinárias, 320 sessões solenes e 35 sessões extraordinárias. A equipe trabalhou em 79 reuniões de comissões temáticas da Casa de Leis, além de realizar 15 policiamentos em eventos internos, 196 em eventos externos e, ainda, um total de 316 cautelas de armas brancas e de fogo durante o ano de 2025.

O setor de cadastro registrou grande fluxo de pessoas, com 105.188 visitantes e 3.218 servidores atendidos. Em relação aos atendimentos policiais, foram contabilizados 592 ocorrências e 52 processos investigativos conduzidos pela Polícia Legislativa. Na parte de recursos materiais, a secretaria iniciou 17 processos para aquisição de equipamentos e realizou 1.203 procedimentos logísticos.

Capacitação

Em 2025, o aperfeiçoamento também foi uma das prioridades da Polícia Legislativa. Foram realizados dois cursos de capacitação e formação na área de segurança. Os servidores participaram do curso de "Capacitação em Segurança e Procedimento Operacional Padrão (POP) " e de palestra promovida pela Secretaria de Segurança Pública de Goiás.

“Este ano de 2025 foi extremamente positivo, muito produtivo para a Secretaria de Polícia Legislativa. Nós tivemos vários eventos na Casa; o número de visitantes, conforme divulgado no nosso balanço, é extremamente alto, e conseguimos fazer todo o nosso trabalho voltado para a segurança do Poder Legislativo. O resultado alcançado foi a eficiência”, afirmou Silva.

O secretário discorreu sobre as intervenções necessárias no ano que passou: “Nós tivemos várias intervenções em manifestações que foram realizadas na Casa, nas demandas dos parlamentares, e conseguimos conduzir essas manifestações garantindo a presença da sociedade no Poder Legislativo de forma tranquila. Temos um efetivo extremamente comprometido com as demandas aqui da Casa. Então, considero que foi um sucesso o ano de 2025 para a Secretaria de Polícia Legislativa”, frisou.

Werlen Silva também destacou que está bastante otimista para o ano de 2026. Ele lembrou que há a perspectiva para 2026 de receber novos servidores do concurso público. Além disso, diz ele, há o empenho para fazer um curso específico de segurança dos Poderes Legislativos para receber servidores de outras Casas Legislativas.

"Esses servidores têm nos procurado, têm procurado a Assembleia Legislativa nesse sentido. Queremos realizar o curso e integrar essas Casas Legislativas, tanto no cenário municipal quanto nos outros estados. O trabalho em 2026 é um desafio, mas a secretaria gosta de desafios, e vamos melhorar a cada dia mais a nossa qualificação e a de servidores de outras instituições”, finalizou o secretário da Polícia Legislativa da Alego.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.