Ícone alego digital Ícone alego digital

Escola do Legislativo encerra 2025 com oferta de conhecimento técnico e iniciativas que aproximam Parlamento e população

30 de Janeiro de 2026 às 08:00
Crédito: Hellenn Reis
Escola do Legislativo encerra 2025 com oferta de conhecimento técnico e iniciativas que aproximam Parlamento e população
Atividades do 2º semestre da Escola do Legislativo

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) encerrou o ano de 2025 com um conjunto de ações voltadas à formação cidadã, capacitação de servidores e aproximação entre Parlamento e sociedade. Ao longo do período, foram realizadas 190 atividades, que reuniram 7.349 participantes em iniciativas educacionais, programas de integração com a comunidade e eventos técnicos.

Pós-graduação

O ano marcou a oferta da primeira turma de pós-graduação da escola. A formação na modalidade lato sensu em Poder Legislativo e Direito Parlamentar foi o primeiro curso de pós-graduação totalmente elaborado, coordenado e executado pela Escola do Legislativo, que tem mais de 20 anos de atuação.Foram ofertadas duas turmas, com 45 vagas cada, sendo uma delas voltada para servidores do Legislativo Estadual e outra aberta para a população em geral. A especialização teve a duração de 14 meses, com 437 horas/aula, e foi dividida em 18 disciplinas. 

Secretária de Qualificação e Aprimoramento e coordenadora da pós-graduação da Escola do Legislativo, a professora Márcia Carvalho destacou que o curso foi implementado a pedido do presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), para contribuir com a qualificação dos servidores do Legislativo e dar oportunidade ao público externo de cursar uma pós-graduação sem qualquer custo.

“É um marco para a Escola do Legislativo e um marco dessa gestão, que vai ficar na história do Legislativo. Um momento muito marcante, até porque é a primeira vez que a Assembleia Legislativa, por meio da Escola do Legislativo, tem um curso reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação, registrado no Ministério da Educação e oferecido, de forma totalmente gratuita, aos nossos alunos”, afirmou Márcia Carvalho.

O curso foi ministrado por 19 professores, entre procuradores da Casa e profissionais ligados a outras instituições.

O procurador da Casa, Rafael Vasconcelos, foi um dos docentes. Ele considerou como gratificante poder dividir com os alunos o conhecimento sobre o funcionamento do Legislativo. “A difusão desse conhecimento sobre o processo legislativo foi muito gratificante, e eu acredito que irá contribuir muito para esses alunos e também nos serviços que eles prestarão para a sociedade".

Também professor da especialização, o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Henrique Pandim, destacou a oportunidade de formação, não apenas para os servidores do Poder Legislativo, mas também para pessoas de outros órgãos. “Quem ganha é a sociedade, com profissionais cada vez mais bem informados para prestar o serviço para a população, seja dentro da própria Assembleia Legislativa, seja em outras instituições".

Deputados e Deputadas do Futuro

No âmbito da educação política voltada ao público jovem, o Programa Deputados e Deputadas do Futuro recebeu, durante o ano, instituições de ensino de 43 municípios e reuniu 1.888 estudantes. O programa, instituído em março de 2025, tem como missão contribuir com a formação cidadã de crianças e adolescentes, promovendo o entendimento do papel do Poder Legislativo em um Estado Democrático de Direito. 

A coordenadora de projetos da Escola do Legislativo, Mariza Barbosa, destaca a relevância da iniciativa que traz jovens e crianças para conhecerem mais sobre o processo de criação das leis a partir do trabalho dos representantes do povo.

A programação conta com palestra sobre conceitos relacionados à cidadania e a aspectos da democracia, como a divisão dos poderes e suas incumbências, além de noções sobre o regime político do Brasil. Os alunos participantes também acompanham palestras sobre a história de Goiás, com temas relacionados ao Parlamento e suas sedes históricas. O evento é uma oportunidade para entender e visualizar, na prática, a importância do voto e o papel fundamental da democracia em nossa sociedade.

Além do ciclo de palestras, os alunos acompanham in loco as sessões que ocorrem no Parlamento. Os alunos assistem da galeria do Plenário Iris Rezende todas as etapas da deliberação parlamentar, como a apresentação de matérias, os discursos e as votações. Ainda durante a sessão, os alunos se dirigem à Mesa Diretora, de onde tiram uma foto oficial com o presidente do Poder Legislativo, deputado Bruno Peixoto, e, na sua ausência, com o presidente em exercício, além de receberem um certificado de participação no programa. 

Capacitação

Para os servidores da Casa foram promovidas 17 ações de capacitação, com a participação de 1.462 colaboradores. Algumas das atividades trataram do gerenciamento de riscos, de práticas de controle emocional, word básico para elaboração de textos e aplicação de Inteligência Artificial (IA) no contexto do Parlamento.

Também foram desenvolvidas iniciativas de aproximação do Legislativo com a sociedade. O Programa Visita Cidadã realizou 14 edições, com 112 visitantes. A iniciativa apresenta o funcionamento da Casa de Leis, detalhando como funcionam as sessões plenárias, atividades da Casa e a diferença entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

A pedagoga Adriane Abdala, servidora da Escola do Legislativo, enfatiza que o objetivo de fazer encontros interativos é para que os participantes entendam, na prática, como funciona o processo legislativo. Ela explica que a atividade aproxima as pessoas que frequentam o Poder Legislativo dos deputados e servidores. “Todos estão aqui fazendo algo relevante para a sociedade, em prol das demandas que vêm do povo goiano".

A Escola do Legislativo também participa do Programa Deputado Aqui, visitando não apenas o município-sede, mas também as cidades próximas. Dessa forma, a equipe da escola passou por 135 cidades ao longo do ano, atendendo 1.486 pessoas.

No eixo de intercâmbio técnico, foram promovidos dois congressos, que reuniram 1.714 participantes. Já o Programa Escola no Legislativo teve 20 edições, com a presença de 597 alunos.

Escola do Legislativo

Instituída em 2004, por meio da Resolução nº 1.164, a Escola do Legislativo teve sua estrutura regulamentada gradualmente até 2011, quando passou a operar com regimento interno próprio, com a definição de objetivos, competências e atividades. Em 2012, com a inauguração de sua sede, ampliou a visibilidade institucional e, em 2015, obteve status de diretoria, vinculada à Presidência da Assembleia.

A Escola do Legislativo tem como funções a promoção da educação política da comunidade, a capacitação dos servidores públicos da Assembleia e o intercâmbio com outras casas legislativas. Entre seus objetivos estão o fortalecimento do Estado Democrático de Direito, a aproximação entre o Parlamento e a sociedade e o aperfeiçoamento das atividades parlamentares.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.