Na primeira sessão ordinária do ano, parlamentares apresentam diversas propostas para análise
Durante a sessão ordinária híbrida realizada nesta quinta-feira, 19, os deputados apresentaram matérias à Mesa Diretora, com destaque para projetos voltados ao bem-estar animal, segurança pública e melhorias na malha viária estadual.
Entre as principais iniciativas, o deputado Veter Martins (UB) protocolou um pacote de medidas que busca reconhecer a expressão "vira-lata caramelo" como de relevante interesse social e cultural para o Estado, além de instituir a política de proteção ao tutor e à família multiespécie. O parlamentar também propôs a destinação de excedentes de alimentos de escolas públicas para protetores de animais, a autorização para sepultamento de pets em jazigos familiares e a criação de um sistema de alerta preventivo por georreferenciamento para o Programa Mulher Segura.
A infraestrutura das rodovias goianas também foi amplamente discutida por meio de requerimentos. O deputado Wagner Camargo Neto (SD) solicitou à Goinfra a manutenção da GO-154, no trecho que liga Uruana a Itaguaru. No mesmo sentido, Paulo Cezar Martins (PL) cobrou sinalização na GO-060, entre Iporá e Arenópolis, e na GO-210, no trecho entre Castelândia e Rio Verde. Já o deputado Karlos Cabral (PSB) apresentou pedido de recuperação para a GO-326, entre Brasilândia e Jaupaci, enquanto Antônio Gomide (PT) requereu melhorias asfálticas na GO-020, ligando Palmelo a Pires do Rio.
O deputado Paulo Cezar Martins (PL) pediu celeridade na votação do projeto que altera o Estatuto do Portador de Câncer no Estado. A ciência e a saúde pública também ganharam foco com a proposta de Lucas Calil (MDB) para conceder o Título de Cidadania Goiana à pesquisadora Tatiana Sampaio, da UFRJ, líder nos estudos com a substância polilaminina, que auxilia na recuperação de movimentos de pessoas com lesão medular.
Antônio Gomide solicitou também que a Secretaria de Estado da Saúde facilite o acesso ao tratamento com a substância polilaminina para pessoas com deficiência, além de propor uma moção de aplauso à UEG pelo desempenho do curso de medicina no Enade.
A deputada Vivian Naves (PP) solicitou sessão solene para o dia 10 de março em celebração ao Dia Internacional da Mulher e entrega da Comenda Berenice Artiaga. O deputado Coronel Adailton (SD) apresentou matérias para a valorização dos agentes de segurança pública, incluindo a criação dos dias estaduais dos policiais penal, civil e militar.
Por fim, o deputado Karlos Cabral propôs o Título de Cidadania Goiana à vereadora Aava Santiago (PSB), e o deputado Ricardo Quirino (Republicanos) formalizou requerimentos em nome de Gugu Nader (Avante). Todas as matérias apresentadas seguem agora para a análise das comissões técnicas da Casa.