Ícone alego digital Ícone alego digital

Lincoln Tejota projeta data comemorativa para profissionais de controle interno

10 de Abril de 2026 às 10:00

O deputado Lincoln Tejota (UB) está propondo instituir uma data comemorativa aos controladores internos e profissionais de controle interno da administração pública, a ser celebrado no dia 30 de setembro. A matéria tramita, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), como processo nº 5706/26. Se o projeto for aprovado no Parlamento e sancionado pelo Executivo, será instituído o Dia do Controlador Interno e dos Profissionais de Controle Interno da Administração Pública. 

O objetivo do parlamentar é homenagear controladores internos, auditores, secretários, diretores, chefes, analistas e técnicos que atuam nas unidades de controle interno dos órgãos e entidades da administração pública estadual e municipal. A data comemorativa, aponta o legislador, será estabelecida oficialmente como forma de reconhecimento e valorização desses profissionais essenciais ao bom funcionamento da gestão pública.

“O sistema de controle interno constitui um dos pilares da administração pública moderna, sendo responsável por assegurar a legalidade, legitimidade, economicidade, eficiência e transparência na aplicação dos recursos públicos. Os profissionais que atuam nessa área desempenham papel estratégico na prevenção de irregularidades, no combate à corrupção e no fortalecimento dos mecanismos de governança e integridade”, defende Tejota na justificativa da matéria.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.