Ícone alego digital Ícone alego digital

Plenário autoriza criação da plataforma Pequi Bank

27 de Maio de 2026 às 16:20

Durante a votação da Ordem do Dia desta quarta-feira, 27, os deputados aprovaram, em segunda votação, a proposta do Executivo nº 9501/26. Ela objetiva instituir o Pequi Bank, estruturado sob a forma de plataforma digital integrada voltada a beneficiários de programas sociais de Goiás e a servidores públicos goianos.

“A gestão financeira de recursos públicos e a concessão de crédito no Estado de Goiás encontram-se limitadas pela rigidez dos modelos padronizados das instituições financeiras tradicionais e pela obsolescência de processos físicos. Assim, a ausência de um ecossistema digital customizado e integrado gera elevados custos de transação. Além disso, há burocracia excessiva no fluxo de programas governamentais e morosidade no acesso a linhas de crédito essenciais para o setor produtivo”, defende o governador Daniel Vilela (MDB) no texto da proposta.

Segundo o Executivo, o projeto de lei inova ao estabelecer o programa no formato de uma parceria estratégica em oportunidade de negócio com instituição autorizada pelo Banco Central do Brasil (Bacen).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.