Ícone alego digital Ícone alego digital

Casa sedia exposição fotográfica "Cidade Viva nos Territórios: Histórias que Transformam"

28 de Maio de 2026 às 15:00
Crédito: Maykon Cardoso
Casa sedia exposição fotográfica "Cidade Viva nos Territórios: Histórias que Transformam"
Abertura da exposição "Cidade Viva nos Territórios: Histórias que Transformam"

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) recebe, nesta quinta-feira, 28, no saguão do Palácio Maguito Vilela, a abertura oficial da exposição fotográfica "Cidade Viva nos Territórios: Histórias que Transformam", realizada pelo Projeto Cidade Viva. A iniciativa é voltada ao fortalecimento das comunidades, da cultura popular e das ações de transformação social nos territórios periféricos de Goiânia. 

A mostra está disponível para visitação até o dia 5 de junho (exceto no sábado e domingo, 30 e 31). A exposição reúne 72 registros fotográficos produzidos por vários autores e escolhidos pelo curador Lucas Martins, com o objetivo de compartilhar as atividades culturais, recreativas, educativas e de convivência realizadas com crianças, adolescentes e pessoas idosas.

As imagens percorrem bairros como o Setor Serrinha, Jardim do Cerrado, Jardim Curitiba, Parque Amazônia e Vila Pedroso, e evidenciam as vivências dessas crianças e idosos em atividades esportivas e de dança, capoterapia, exercícios físicos e experiências científicas, além do teatro. 

Segundo Maneco Maracá, líder da ação social, “o objetivo do Projeto Cidade Viva é criar entretenimento para a comunidade nas praças levando atividades lúdicas, recreativas e educativas que contribuam com a formação desses jovens, enquanto os idosos participam de atividades como dança e exercícios físicos, promovendo qualidade de vida e integração social”, salientou.

Para Maracá, “a exposição fotográfica é mais que uma mostra, revela experiências humanas construídas diariamente por meio da convivência comunitária, do circo social, da comunicação popular e das ações de cuidado coletivo”.

A sessão solene contou com a presença da assessora adjunta de atividades culturais da Alego, Emiliana Pereira dos Santos. “A Assembleia, além de ser um espaço institucional, tem se tornado também um espaço da cultura. Hoje, nós temos a realização do Projeto Cidade Viva com várias atividades circenses, muita alegria e cores que transbordam criatividade, humanidade e reforçam cada vez mais que o circo social é ferramenta de transformação humana”, salientou a servidora.

O assessor político Cláudio Curado destacou o compromisso do deputado estadual Mauro Rubem (PT), com a destinação da emenda parlamentar que financia o projeto. Segundo ele, “o investimento busca incentivar talentos, estimular a criatividade e contribuir para a inclusão social de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade”, afirmou. 

O jovem Júlio Gustavo de Araújo relatou sua experiência no Projeto Perna de Pau, formado por artistas, professores e alunos em processo de formação artística. “A arte transforma muito. Eu também cresci no projeto e ele me mostrou muitas portas. Se não fosse o projeto, eu não sei o que seria de mim hoje em dia”, afirmou. 

Exposição Fotográfica

A proposta expográfica foi concebida para a abrangência territorial do Projeto Cidade Viva, possibilitando ao público uma aproximação com as histórias, os vínculos afetivos e as diferentes realidades das comunidades participantes do projeto.

A programação conta com apresentações culturais do Circo Laheto, participação de alunos do Projeto Cidade Viva, atividades com o grupo de Capoterapia e Dança do Carimbó, além da presença de estudantes do Jardim Novo Mundo, fortalecendo o caráter comunitário, educativo e cultural da iniciativa.

Durante a tarde, o público também pôde trocar experiências com o fotógrafo Lucas Martins e conferir os equipamentos utilizados por ele, incluindo câmera e lentes que integraram o trabalho de construção do olhar artístico sobre os territórios retratados.

Segundo Martins, “mais do que documentar ações sociais, a exposição transforma fotografia em memória, reconhecimento e expressão coletiva. Cada imagem reafirma que os territórios periféricos também são espaços de potência cultural, criatividade e acolhimento". 

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.