Ícone alego digital Ícone alego digital

Instituição do Pico dos Pireneus como patrimônio goiano é autorizada

10 de Junho de 2026 às 15:38

Recebeu aval final do Plenário, nesta quarta-feira, 10, com 21 votos favoráveis, o processo nº 14496/25, do deputado Antônio Gomide (PT), que institui o Pico dos Pireneus como Patrimônio Natural, Geográfico, Paisagístico e Cultural de Goiás.

São objetivos da lei preservar a integridade ambiental do Pico dos Pireneus, garantindo a proteção de sua flora, fauna e recursos hídricos; valorizar o patrimônio cultural associado à Capela da Santíssima Trindade e à Festa do Morro dos Pireneus; promover o turismo sustentável e o ecoturismo na região, incentivando a geração de empregos e o desenvolvimento econômico local; e fomentar a educação ambiental e a pesquisa científica relacionadas ao Pico dos Pireneus e ao bioma Cerrado. 

Antônio Gomide afirmou que, "além de sua importância natural, o Pico dos Pireneus possui profundo valor cultural e histórico. No cume, encontra-se a Capela da Santíssima Trindade, construída em 1935, que substituiu uma estrutura de madeira erguida em 1927". 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.