José Machado ressalta importância dos "planejadores" do desenvolvimento
Em sessão solene na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) em homenagem a engenheiros e arquitetos, o deputado José Machado (PSDB) destacou que esses profissionais estão presentes em quase todos os aspectos da vida em sociedade. O parlamentar lembrou que eles atuam desde a construção de estradas, pontes, hospitais e escolas até o desenvolvimento de tecnologias, sistemas de saneamento, produção de alimentos e planejamento urbano.
A solenidade está em curso no Plenário Iris Rezende da Cada de Leis, na manhã desta quarta-feira, e, ao abrir o encontro, o deputado afirmou que a homenagem reconhece profissionais que transformam conhecimento em desenvolvimento, ideias em realidade e desafios em soluções. “Vocês são profissionais que ajudam a transformar o futuro em realidade”, disse.
Machado ressaltou que, apesar das formações e áreas de atuação distintas, arquitetos e engenheiros compartilham a mesma missão: planejar o futuro, criar soluções e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.
O legislador enfatizou a relevância dessas profissões diante de desafios como o crescimento das cidades, as demandas ambientais e os avanços tecnológicos. “Esses profissionais têm papel fundamental na construção de cidades mais inteligentes, sistemas mais eficientes, processos sustentáveis e tecnologias acessíveis”, pontuou.
Esforço conjunto
Médico de formação, José Machado comparou a atuação de arquitetos e engenheiros ao trabalho das equipes de saúde. Para o deputado, nenhuma grande transformação é resultado de esforço isolado, mas da atuação conjunta de profissionais comprometidos com o desenvolvimento da sociedade.
Ao abordar o crescimento de Goiás, o deputado destacou a contribuição da engenharia e da arquitetura para a expansão da infraestrutura, a construção de hospitais e escolas, a ampliação do saneamento, o fortalecimento do agronegócio, a modernização da indústria e o desenvolvimento dos municípios goianos.
Ao final, o parlamentar agradeceu aos homenageados e reafirmou o reconhecimento da Assembleia Legislativa pelo trabalho em favor do crescimento do Estado. Ele desejou sucesso aos profissionais na missão de continuar construindo um Goiás mais moderno, desenvolvido e humano.